Lei Seca: São José terá operação para evento estudantil no feriado
Atualizado em 14/11/2019 - 16:49
Blitz Lei Seca Pré-Carnaval
Lei Seca: São José terá operação para evento estudantil no feriado - Foto: Divulgação

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, a PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros, com apoio da CCR Nova Dutra, irão realizar uma operação especial de fiscalização com uso do bafômetro passivo entre esta quinta-feira (14) e sábado (16), em todas as saídas de uma festa universitária que irá acontecer no bairro Limoeiro, na região oeste da cidade.

A Prefeitura será representada pelas secretarias de Mobilidade Urbana e de Proteção ao Cidadão, por meio dos agentes da mobilidade, fiscais de posturas e da GCM (Guarda Civil Municipal).

De acordo com a PRF, a ação será realizada sempre em dois horários - entre 16h e 21h e das 2h às 8h – em todas as saídas do evento. O objetivo é inibir a ingestão de bebida alcoólica por motoristas, reduzindo o número de ocorrências na rodovia e também em vias do município.

As equipes estarão distribuídas nas portarias de saída do evento, com a utilização de 16 bafômetros do tipo passivo, adquirido pela PRF para detectar se o motorista ou motociclista ingeriu ou não bebida alcoólica.

Com apenas um sopro rápido, o aparelho aponta se há ou não a presença de álcool no organismo. O convencional leva até dois minutos para obter o resultado.

Durante a blitz, inicialmente, os condutores farão o teste no bafômetro passivo. Em caso positivo, o motorista será conduzido para realizar um novo teste com o equipamento convencional, que aponta o índice de alcoolemia, para confirmar a autuação.

Além da blitz, uma operação de trânsito será montada para garatir a circulação organizada de veículos que estiverem em serviço de aplicativos de transporte e taxistas. Por isso, a Prefeitura orienta ao público do evento que não dirija em caso de consumo de bebida alcoólica.

Ao todo, 20 agentes da mobilidade irão atuar em cada dia do evento. Toda a região estará sinalizada e a Prefeitura orienta que os motoristas respeitem os agentes e as placas de sinalização.

Quase 96% dos motoristas são aprovados em evento

Em setembro deste ano, também em uma operação conjunta entre a Prefeitura e as forças de segurança em um evento musical na cidade, resultou em mais de 95,8% dos motoristas sendo aprovados nos testes do bafômetro. Além do ótimo resultado, também não foi registrado nenhum acidente de trânsito no entorno do evento nos quatro dias de shows.