Três modalidades dos Jogos Abertos serão decididas nesta quarta
Atualizado em 13/11/2019 - 14:56
Jogos Abertos do Interior - Embarque da Delegação
Embarque aconteceu na terça-feira (12): São José está levando à competição a maior delegação de sua história, com 449 atletas - Foto: Rogério Marques/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Começaram nesta quarta-feira (13), na cidade de Marília, a 521 quilômetros de São José dos Campos, as primeiras disputas dos 83º Jogos Abertos do Interior. A cidade está levando à competição a maior delegação de sua história, com 449 atletas, para buscar o quinto título, sendo o terceiro consecutivo.

São José dos Campos venceu os Jogos de 1969, em Araraquara, 2014 (Bauru), 2017 (ABC paulista) e 2018 (São Carlos). Conhecida como Olimpíada Caipira, é a maior competição poliesportiva da América do Sul. A primeira edição ocorreu em 1936, na cidade de Monte Alto, reunindo seis cidades. Neste ano, até o dia 23, mais de 14 mil atletas, representando 211 municípios de todas as regiões do estado, estarão competindo em 29 modalidades.

Abertura

Na noite desta quarta-feira será realizada a cerimônia de abertura, às 19h, no Centro Esportivo Mariliense, com desfile das delegações, pira olímpica acesa e juramento dos atletas. A partir deste ano, a cidade de Monte Alto, que recebeu a primeira edição dos Jogos, passa a ser a primeira delegação a desfilar, a exemplo do que acontece com a Grécia nos Jogos Olímpicos.

Antes mesmo da abertura oficial, já começou a disputa por medalhas. As equipes de luta olímpica (wrestling), capoeira e atletismo PCD (pessoa com deficiência) estão competindo ao longo do dia.

Um dos destaques da luta olímpica é Kamila Barbosa, que vem de ótimos resultados internacionais, entre eles o recente título de campeã dos Beach Games –considerados as Olímpíadas da areia – em Doha (Catar).

A competição de atletismo PCD está sendo realizada em Bauru, a cerca de 100 quilômetros de Marília. O atletismo convencional dos Jogos também ocorrerá na cidade vizinha. Outra modalidade fora da sede é o badminton, que já começou a ser disputado na cidade de Pompéia, a 50 quilômetros.

Delegação

A delegação de São José dos Campos, que tem um total de 550 integrantes já está ocupando duas escolas de Marília. Carretas e uma equipe de profissionais transportaram para os alojamentos camas, colchões, cozinha completa, lavanderia, mesas de jogos e outras facilidades para abrigar atletas e comissões técnicas.

As primeiras equipes saíram de São José dos Campos na manhã de terça-feira e chegaram em Marília em cerca de nove horas de viagem, com parada para almoço. Vieram as delegações de atletismo PCD, luta olímpica, capoeira, handebol masculino, basquete feminino, vôlei de praia masculino, badminton, bocha, ginástica rítmica, boxe, xadrez e tênis de campo feminino.

Os Jogos Abertos do Interior são realizados pela Secretaria de Esportes e Juventude do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Marília. A Prefeitura de São José dos Campos leva atletas e comissões técnicas apoiados pela LIF (Lei de Incentivo Fiscal) e Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional).