Prefeitura é finalista no Prêmio Nacional de Educação Fiscal
Atualizado em 12/11/2019 - 18:08
Folder elaborado por alunos do 7º ano da rede municipal para concurso com tema: a importância da educação financeira e fiscal para o projeto de vida
Fôlder elaborado por alunos do 7º ano da rede municipal para concurso com tema: a importância da educação financeira e fiscal para o projeto de vida - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos está classificada para a final do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, na categoria instituições, que será realizado em 28 de novembro, na sede da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado, em São Paulo (SP).

A indicação é fruto dos trabalhos realizados a partir de 2018 pela Secretaria de Educação e Cidadania no projeto Educação Fiscal nas escolas municipais de ensino fundamental.

Com o objetivo de trabalhar conceitos sobre os tributos e a administração pública, valorizando a democracia e a função social do tributo, o projeto Educação Fiscal nas escolas municipais realizou a formação de 46 professores para trabalharem o tema com estudantes do 7º ano de 43 escolas, totalizando 7.907 alunos.

Como parte final do projeto, os alunos participam de um concurso de fôlder que, neste ano, tem como tema "A importância da educação financeira e fiscal para o projeto de vida". Todos os alunos produziram o fôlder durante as aulas. Os trabalhos foram selecionados por uma comissão avaliadora e expostos no Empreende Startups Educacionais, um dos maiores eventos de empreendedorismo estudantil do Brasil, realizado entre os dias 4 a 8 de novembro.

Conheça os vencedores do Concurso de Fôlderes de São José

5º Lugar – Aluno Bruno Silva Fernandes Bezerra - Emef Hélio Walter Bevilacqua

4º Lugar – Aluna Beatriz Arêas de Araújo - Emef Sebastiana Cobra

3º Lugar – Aluna Letícia Estrela - Emef Dosulina Chenque Chaves de Andrade

2º Lugar – Aluna Isabelle Leite - Emef Possidônio José de Freitas

1º Lugar – Aluna Yasmin Giovanna F. Pena Forte - Emef Maria Ap. dos Santos Ronconi

Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Com o objetivo de reconhecer, valorizar e divulgar ações empreendedoras as quais atuam com as temáticas da função social dos tributos, da qualidade do gasto público e do acompanhamento do retorno dos recursos à sociedade, a Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) promove desde 2012 o Prêmio Nacional de Educação Fiscal voltado a escolas (públicas e privadas), instituições (universidades, Organizações Não Governamentais, Prefeituras, Secretarias Municipais e demais instituições da iniciativa pública e privada, imprensa e projetos da área de tecnologia.

Trata-se de um reconhecimento às iniciativas de impacto social e tributário que transformam a realidade brasileira em prol do desenvolvimento econômico, oferecendo soluções para um Brasil que precisa trabalhar a ideia de que o pagamento de tributos é um bem para toda a sociedade.

O prêmio conta com a parceria dos Ministérios da Economia e da Educação, da Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRB), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), além do apoio de outras entidades, empresas e órgãos governamentais.