Pacientes passam por cirurgia oftalmológica no fim de semana
Atualizado em 12/11/2019 - 09:37
INICIO OPERAÇOES HOFTALMED - 10-11-2019 - LUCAS CABRAL
Entre este sábado e domingo foram realizadas cerca de 150 cirurgias na clínica Hoftalmed. - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Saúde

"Estou achando tudo ótimo. É muito importante este atendimento e o acesso à saúde, principalmente para nós que somos idosos. Minha vista está boa, vou poder ver as fotos dos meus netos e assistir televisão." O depoimento de dona Maria Lucia Rodrigues Valle, 75 anos, moradora do Jardim Satélite, resume a aprovação dos pacientes após cirurgias oftalmológicas, que foram realizadas neste sábado (9) e domingo (10), na clínica Hoftalmed, que fica na região central.

Neste final de semana foram realizadas cerca de 150 cirurgias. O atendimento em regime ambulatorial e hospitalar, de caráter eletivo, teve inicio em outubro e é feito pela nova prestadora, credenciada pela Prefeitura de São José dos Campos, para ofertar consultas e cirurgias oftalmológicas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

"Eu estava com um pouquinho de medo no começo, mas cheguei aqui e vi o tratamento deles com a gente e fui ficando calmo. Gostei muito, estou feliz e enxergando bem", afirmou Davi Fernandes de Souza, 69 anos, após a cirurgia de catarata.

Já a moradora da região leste, Cleri Lucena, 63 anos, aguardava animada pela operação. "Estou bem tranquila, a clinica é dez estrelas, me senti "vip". A limpeza, a tecnologia e os cuidados que nos dão são maravilhosos", disse.

Atendimento especializado

O credenciamento prevê 3.246 procedimentos por mês. Estão previstas 1.000 consultas clínicas, 1.225 avaliações cirúrgicas com exames diagnósticos e 1.021 cirurgias, incluindo acompanhamento pré e pós-operatório.

Entre os procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, de natureza eletiva, estão os de pálpebras e vias lacrimais; músculos oculomotores (estrabismo); corpo vítreo, retina, coroide e esclera; cavidade orbitaria e globo ocular; conjuntiva, córnea, câmara anterior, íris, corpo ciliar e cristalino.

A avaliação cirúrgica é composta de consulta especializada em oftalmologia e exames complementares em oftalmologia quando necessários à elucidação diagnóstica para a realização do procedimento cirúrgico. Os pacientes que realizarem cirurgia de catarata receberão 1 kit colírio (medicação pós-cirúrgica) e um óculos de proteção.

O acesso à assistência para realização de cirurgias oftalmológicas, em regime ambulatorial e hospitalar, ocorrerá de acordo com os fluxos estabelecidos pelo Departamento de Regulação e Controle da Secretaria de Saúde. O encaminhamento destes pacientes se dará pela central de agendamento da Prefeitura.

Além deste novo credenciamento, a Prefeitura conta com outros 4 prestadores credenciados, que ofertam cerca de 2.500 procedimentos por mês, entre consultas e exames oftalmológicos. O esforço da Prefeitura em buscar esses parceiros resultou no fim da demanda reprimida de consultas oftalmológicas no SUS. Hoje, o tempo de espera para uma consulta com esta especialidade é de cerca de 30 dias.