Prefeitura reforma mais uma ponte na região rural de São José
Atualizado em 08/11/2019 - 11:36
reforma ponte estrada rural
Ponte de 12 metros fica perto da divisa com o município de Igaratá - Foto: PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura reformou, nesta semana, a ponte de madeira da Estrada Santo Agostinho de Baixo, perto da divisa com o município de Igaratá. Localizada em área rural, a ponte de 12 metros de comprimento foi totalmente recuperada para garantir a segurança dos motoristas e a travessia de veículos na região.

O serviço foi realizado em quatro dias pela Secretaria de Manutenção da Cidade, incluindo a troca de longarinas e do forro (piso) da ponte, além da construção de passa-rodas e de guarda-corpo (corrimão).

Recentemente, também foi feita reforma parcial da ponte da estrada do Rio do Peixe, em São Francisco Xavier, com reparos no forro e no guarda-corpo.

Desde o início do ano, a Prefeitura tem investido na reforma de pontes de madeiras localizadas em regiões rurais e em bairros mais afastados. Também foram reformadas e construídas novas passarelas em vários bairros que facilitam a vida dos moradores, garantindo comodidade e segurança.

No mês passado, a Secretaria de Manutenção da Cidade recuperou um trecho da estrada do Porto, no Galo Branco, que passa sobre o córrego Pararangaba, depois que uma erosão causou desmoronamento na via não pavimentada.

Dois tubos metálicos por onde passava o córrego foram substituídos por aduelas de concreto que são mais duráveis e aumentam a vazão do córrego. O serviço incluiu ainda o aterro de um trecho da área e a construção de gabiões (estruturas armadas, drenantes, de grande durabilidade e resistência) na entrada e saída das aduelas para evitar erosão na estrada.

Investimentos em reformas e construção de pontes e passarelas

Região norte

- Ponte da estrada do Rio do Peixe que dá acesso ao bairro Guaxindiba, em São Francisco Xavier.

- Ponte da estrada do Bugre, no bairro Santa Bárbara, em São Francisco Xavier.

- Cinco pontes na região do bairro do Guirra.

- Ponte da travessa Recanto dos Pássaros, bairro dos Freitas.

- Ponte da rua Projetada, bairro do Turvo.

- Ponte da Estrada Municipal Santo Agostinho de Baixo.

- Ponte da travessa dos Freitas, bairro dos Freitas

Região leste

- Construção de passarela no Nova Detroit.

- Ponte do Bom Retiro, Estrada Municipal Nélson Tavares da Silva.

- Ponte da travessa Dois do Jardim Pernambucano.

- Ponte da Estrada Municipal Antônio Frederico Ozanam.

- Passarela da rua Guaíba, ligando o Jardim Pararangaba ao Jardim Califórnia.

- Passarela da travessa Um do Bom Retiro.

- Passarela da travessa Um do Bairrinho.

Região sudeste

- Passarela da avenida Visconde de Lamares, Jardim do Lago.

- Passarela do Parque das Graças, Putim.

Região sul

- Passarela do Parque Interlagos, ligando a avenida Nicanor Reis à rua Benedita Machado de Arantes.

- Passarela da rua Taru, no Jardim Oriente.