São José exporta programas e tecnologia na área de segurança
Atualizado em 08/11/2019 - 18:24
Intercâmbio guardas e policiais Peru e México
Comitiva de guardas e policiais peruanos e mexicanos durante interação com os novos guardas civis municipais - Foto: Divulgação

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Uma comitiva formada por 12 guardas civis municipais do Peru e três policiais municipais do México está em São José dos Campos, nesta semana, para realização de intercâmbio com a GCM (Guarda Civil Municipal).

Desde o último domingo, eles estão conhecendo o modelo de segurança pública implantado pela atual Administração.

O programa São José Unida, liderado pela Prefeitura e que reúne todas as forças de segurança com o objetivo de prevenir e reduzir os índices de criminalidade, o que tem sido atestado pelas estatísticas mensais, chamou a atenção dos visitantes.

Tecnologia de ponta

Em pouco tempo, já conheceram os sistemas de monitoramento por câmeras do COI (Centro de Operações Integradas) e do CCO (Centro de Controle Operacional) da Secretaria de Mobilidade Urbana e as instalações do futuro CSI (Centro de Segurança Integrada).

Visitaram ainda o estande de tiros da GCM na zona norte, ministraram palestras para os 30 novos guardas e aprenderam o Método Giraldi, um conjunto de técnicas e normas adotado pela GCM e recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Cruz Vermelha Internacional por ser focado na segurança do agente, da vítima e também do agressor.

Um dos destaques do sistema de segurança de São José, a frota 100% elétrica da GCM, a primeira do Ocidente e superada no mundo apenas pela China, também impressionou os peruanos e mexicanos.

Modelo a ser seguido

As lideranças da comitiva pretendem implantar em seus países os sistemas de monitoramento por câmeras das áreas de segurança e trânsito, a frota elétrica e a união das forças de segurança.

"Estamos aprendendo muito. Vimos na prática que a segurança é prioridade da Prefeitura, tanto na formação dos novos guardas quanto no emprego de tecnologia de ponta para combate à criminalidade", disse o presidente da Associação Nacional de Guardas Civis Municipais do Peru, Diego Armando Jara.

"Para resposta rápida à população, é fundamental formação de qualidade, comunicação e valorização do material humano. São José é um exemplo para nós porque atende estes três requisitos. Queremos implantar no Peru esta modernidade que vimos em São José, onde o futuro já chegou e já está presente", completou.

Assessor de Segurança Pública e Cidadania do governo peruano, Jhon Erazo também destacou os avanços tecnológicos adotados pela Prefeitura para garantir mais segurança aos munícipes.

"O que vimos em São José será muito proveitoso para a segurança do Peru. A Prefeitura está de parabéns porque utiliza tecnologia de ponta e ferramentas modernas para garantir a segurança da população."

União de forças

Para o diretor da Academia Nacional de Formação em Segurança do México, Francisco Enrique Varela Ramirez, a união de forças é um exemplo a ser seguido em seu país.

"Vimos em São José uma engrenagem que funciona, com Prefeitura, forças policiais e empresários unidos, o que garante um ambiente de paz social no município. Isto é muito importante e queremos implantar no México", afirmou Ramirez.

"A interação das polícias, o trabalho coordenado e os avanços garantidos pelas câmeras de monitoramento nos impressionaram muito. Neste pouco tempo em São José pudemos constatar que os impostos pagos pela população têm sido muito bem empregados para garantir segurança e paz", completou.

Intercâmbio

Em retribuição à visita, uma comitiva de guardas civis municipais de São José irá ao Peru em abril e ao México em outubro do ano que vem para conhecer as práticas administrativas e operacionais da área de segurança daquele país.

"Esta visita dos peruanos e mexicanos está sendo muito gratificante. Ficamos felizes com o reconhecimento deles ao nosso trabalho. O fato de quererem levar para seus países ações que adotamos aqui nos motiva e é mais uma demonstração de que estamos trabalhando do jeito certo", disse o inspetor regional Élvis de Jesus.

"A retribuição da visita, com nossa ida ao Peru e ao México no ano que vem, também será muito importante para conhecermos a realidade deles e para trazermos experiências para melhorar ainda mais a segurança de São José."