Prefeitura promove plantios na região da avenida dos Astronautas
Atualizado em 07/11/2019 - 17:32
Plantio de Àrvores no Parque Residencial Flamboyant 07 11 2019
Os plantios serão realizados em calçadas, canteiros e áreas verdes - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos deu início, neste semana, ao plantio de 195 mudas de árvores em vias públicas na região da avenida dos Astronautas, na região sudeste.

Os plantios serão realizados em calçadas, canteiros e áreas verdes, adentrando os bairros circunvizinhos como Jardim Uirá, Jardim da Granja, Parque Residencial Flamboyant, conforme as áreas disponíveis para plantio.

O plantio faz parte da compensação ambiental firmada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana em razão da obra da ciclovia que será implantada na região. A obra envolveu 141 supressões de árvores e gerou o compromisso de plantio de 2.893 árvores para enriquecer a arborização urbana, contribuindo desta forma para o conforto térmico e o sequestro de carbono na cidade.

Os plantios de compensação ambiental na região foram iniciados no final de agosto com o plantio de 136 árvores na praça Heróis de Alcântara, na avenida dos Astronautas.

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e executados por equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade e Urbanizadora Municipal.

Estão sendo plantadas mudas diversas espécies, como ipês de várias cores, com porte adequado à arborização urbana, que além de benefícios ambientais irão embelezar a paisagem urbana.

Os plantios seguirão durante o ciclo das chuvas e novas áreas estão sendo prospectadas pela equipe técnica da Prefeitura.

Arboriza São José

O apoio da população é fundamental para o êxito da arborização urbana.

Uma equipe educação ambiental do Programa Arboriza São José, que conta com o apoio da OSC Amigos da Biblioteca de São Francisco Xavier, está promovendo um trabalho de sensibilização da comunidade para adesão ao plantio na calçada defronte ao seu imóvel.

Os educadores estão realizando visitas casa a casa, apresentando as vantagens de receber uma árvore que trará benefícios para todo o bairro.

As árvores da cidade oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade e melhoram a qualidade de vida, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre inúmeros outros benefícios.

Solicitações de plantio também podem ser efetuadas por meio do telefone 156.

Compensação Ambiental

As compensações ambientais são compromissos previstos na legislação (federal, estadual ou municipal) para mitigar o impacto de uma obra, empreendimento ou atividade pública ou privada que implique na supressão de espécies arbóreas ou intervenção em áreas de preservação permanente (área entorno de nascentes e cursos d’água). O mecanismo também é aplicado para reparar um dano ambiental.

A lei municipal de Arborização Urbana do município (Lei 5097/97) relaciona as circunstâncias em que pode ser autorizada a supressão de vegetação de porte arbóreo em áreas públicas, como em caso de obras em que comprovadamente não houver nenhuma possibilidade de alteração do projeto de construção.

Ciclovia

Com seis quilômetros de extensão, a ciclovia conectará a região central à região sudeste, integrando o mapa cicloviário pactuado no Plano Diretor do Município (Lei Complementar 612/2018), que traz como diretriz a ampliação e integração das ciclovias da cidade.

A obra visa beneficiar centenas de ciclistas e pedestres que utilizam o trecho diariamente, trazendo mais segurança e qualidade de vida no deslocamento dessas pessoas, incentivando assim a diminuição do uso do automóvel e a redução da emissão de poluentes.