Obras em estradas de São Francisco seguem ritmo acelerado
Atualizado em 05/11/2019 - 17:37
Estrada de terra com arborização em volta, seis cilindros de concreto ao lado esquerdo, uma retroescavadeira amarela do lado e um caminhão azul atrás. esquerdo com um monte de terra à sua direita
As obras de drenagem e conservação de estradas rurais visam a mitigação do assoreamento dos cursos d’água da região - Foto: PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

As obras de drenagem e conservação de estradas rurais no distrito de São Francisco Xavier estão em ritmo acelerado.

O primeiro trecho de intervenção, na estrada Ezequiel Alves Graciano, já recebeu os serviços de instalação de tubos transversais de drenagem em 11 pontos, a execução de 110 metros de drenos fechados em locais de afloramento d'água e a execução de drenos abertos em locais críticos e de saídas de água ao longo de toda a estrada.

As obras de drenagem e conservação de estradas rurais visam a mitigação do assoreamento dos cursos d’água da região e integram o projeto de Saneamento Rural da Prefeitura de São José dos Campos na Bacia do Rio do Peixe, que conta com recursos da ANA (Agência Nacional de Águas).

O contrato firmado com a empresa Marprado Construção Civil Ltda - EPP, vencedora da licitação, contempla a conservação de 24 quilômetros nas estradas rurais Ezequiel Alves Graciano (9,8 Km), Rio do Peixe (6,5 Km) e Santa Bárbara (7,4 Km). Os trabalhos tiveram início em outubro e o prazo de execução integral da obra é de 4 meses.

Serão realizados serviços de topografia, limpeza da pista, terraplenagem, conformação das estradas e implantação de soluções pontuais de drenagem para o disciplinamento das águas pluviais.

O projeto contempla também a construção de 200 sistemas de saneamento rural, utilizando-se de tecnologias sociais como fossas de evapotranspiração e círculo de bananeiras para tratamento do esgoto domiciliar.

Nesta semana será dada continuidade aos serviços na Estrada Ezequiel Alves Graciano, além da locação dos pontos de intervenção na Estrada do Rio do Peixe. Os serviços estão sendo executados sem a interdição das vias.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×