Parque Industrial é a 25ª unidade a receber o programa UBS Resolve
Atualizado em 30/05/2019 - 15:29
Parque Industrial recebe UBS Resolve e projeto Gestão à Vista. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 30-05-2019
A unidade do Parque Industrial é a 25ª a receber o programa UBS Resolve - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A UBS do Parque Industrial, na região sul de São José dos Campos, recebeu nesta quinta-feira (30), o programa UBS Resolve. É a 25ª unidade de saúde a trabalhar neste modelo de atenção básica implantado pela Prefeitura.

Para receber o UBS Resolve, a unidade do Parque Industrial passou por adaptações e pequenas reformas, como nova pintura e sala de coleta para exames laboratoriais.

Moradora do Parque Industrial, Ana Paula Gregório foi a primeira paciente a fazer exame na unidade. “Colher o material na unidade é muito melhor, a gente faz tudo aqui, é mais prático”, disse.

Representantes do CGU (Conselho Gestor da Unidade), Edison Barbosa e Élcio Eugênio Chagas, também aprovaram a iniciativa. “Parece até uma outra unidade, de tão bonita que ela ficou. Está tudo bem distribuído, com novas identificações, um novo conceito”, afirmou Barbosa. Sobre a coleta realizada dentro da unidade, Chagas disse que isso facilita muito para os usuários.

A unidade tem 31.590 pacientes cadastrados e é referência para os moradores dos bairros Jardim das Azaleias, Parque Industrial, Conjunto 31 de Março, Palmeiras de São José, Jardim Veneza e Jardim Anhembi.

O conceito do programa UBS Resolve veio com o objetivo de tornar as unidades básicas de saúde mais resolutivas. A coleta de exames é feita todos os dias, evitando o deslocamento do paciente ao laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura. Os exames com solicitação de urgência são colhidos imediatamente na própria UBS. Já os exames de rotina são agendados e realizados próximos ao retorno da consulta, para garantir a sua eficácia.

Gestão à vista

Além de todas as melhorias que o programa leva para as unidades básicas, a do Parque Industrial é a primeira a receber o projeto Gestão à Vista, que prevê a instalação, em local visível ao público, de um painel que mostra os indicadores epidemiológicos daquela unidade, permitindo o monitoramento constante e atualizado da situação de saúde da população de sua área de abrangência.

São taxas ou índices que mostram, por exemplo, dados de mortalidade, internação, cobertura vacinal, doenças mais comuns, consultas, exames e cirurgias realizadas, entre outros. A Secretaria de Saúde utiliza esses indicadores para avaliar a qualidade da assistência prestada ao munícipe.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

• Eugênio de Melo (leste)
  • Jardim São José 2 (leste)
  • Residencial União (sul)