Vias da região sul recebem lâmpadas LED nesta 1ª quinzena
Atualizado em 03/06/2019 - 10:51
INSTALAÇAO LAMPADAS LED GALO BRANCO - 07-04-2019- LUCAS CABRAL
Até o final de 2020, toda a iluminação pública da cidade será de LED com a implantação de 50 mil luminárias - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

Um total de 76 vias da região sul vai receber 698 novas lâmpadas de LED na primeira quinzena de junho. A troca das luminárias inclui ruas e avenidas de nove bairros, melhorando a iluminação local e aumentando a sensação de segurança dos moradores.

A implantação faz parte do Projeto Iluminar de modernização da iluminação pública que teve início em janeiro. Até maio, já tinham sido instaladas 10.800 lâmpadas de LED na cidade.

A programação inclui os bairros Conjunto Residencial Morada do Sol, 31 de Março, Jardim das Azaleias, Jardim Petrópolis, Jardim Veneza, Conjunto Residencial Recanto dos Pinheiros, Residencial De Ville, Floradas de São José e Parque Independência.

A maior quantidade está concentrada nas avenidas Itabaiana, com 80 luminárias, e George Eastman, com 59, ambas no Conjunto Residencial 31 de Março.

Iluminar

O Projeto Iluminar faz parte do Plano de Gestão da administração. Até o final de 2020, toda a iluminação pública de são José dos Campos será de LED com a implantação de 50 mil luminárias.

O serviço é coordenado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e executado pela Urbam (Urbanizadora Municipal). As equipes trabalham todos os dias da semana, 24 horas por dia, para garantir agilidade e eficiência. Em vias de grande movimento de veículos, o trabalho ocorre no período noturno para não causar impacto no trânsito.

Na primeira fase do projeto, foram priorizados os corredores de ônibus, onde há maior circulação de pessoas, o entorno de escolas e das câmeras do COI (Centro de Operações Integradas). Agora começa uma nova fase em que a programação de instalação de LEDs vai cobrir todas as ruas dos bairros.

Com a implantação das lâmpadas econômicas de LED, a previsão é que a Prefeitura tenha uma economia de cerca de 40% com a energia elétrica. Além de mais econômicas, as luminárias são mais eficientes e modernas, com vida útil de cerca de 10 anos. As de vapor metálica e de sódio têm duração média de quatro anos.