Balé Teatro Guaíra abre 30ª edição do Festidança nesta quinta
Atualizado em 11/06/2019 - 15:18
Espetáculo Carmen, do Balé Teatro Guaíra
Com 50 anos, o Balé Teatro Guaíra é uma das mais importantes companhias oficiais do país - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Festidança, considerado um dos mais importantes festivais de dança do país, chega à sua 30ª edição com a participação de 30 cidades do Estado de São Paulo, duas do Rio de Janeiro e uma de Santa Catarina, além das companhias convidadas de renomes internacionais. Nesta quinta-feira (13), o Balé Teatro Guaíra, de Curitiba (PR), abre o festival, às 20h, com a apresentação do espetáculo Carmen, no Teatro Municipal.

O Balé Teatro Guaíra, criado pelo Governo do Estado do Paraná em 1969, traz a trama tecida por Carmen, uma cigana sedutora; o toureiro Escamillo; o cabo da polícia Don José; e sua noiva Micaela. A obra nos aproxima da realidade quando escancara o feminicídio, tão conhecido da nossa sociedade atual. Um trabalho que se articula a partir da dramaturgia da ópera e da trilha composta por Rodion Shchedrin e Georges Bizet.

“O Festidança é um grande fomentador da arte da dança. A importância de um evento como este se estende não só para o público local, como também para todos os artistas envolvidos com a dança”, disse Cintia Napoli, diretora da Cia. “É um verdadeiro celeiro de artistas e uma grande vitrine”, finalizou.

O Festidança acontece de 13 a 23 de junho, período em que a cidade respira a dança,  nos mais variados estilos, em espaços públicos e culturais por toda a parte. A realização é da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e da Prefeitura de São José dos Campos.

Ingressos

Para assistir a este e outros espetáculos no Teatro Municipal, os interessados poderão reservar os ingressos pelo site da Fundação Cultural, com 48h de antecedência ou retirá-los na bilheteria do evento, 2h antes da apresentação. Para espetáculos em outros locais, a distribuição será apenas física.

Nos dias e locais das apresentações, como ingresso solidário, o público também poderá fazer doações de molho e macarrão ao Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos. O material deve ser entregue antes do início de cada apresentação.

Perfil da Cia

Com 50 anos, o Balé Teatro Guaíra é uma das mais importantes companhias oficiais do país graças à sua representatividade no contexto da dança brasileira. A trajetória desta Cia é resultado de um trabalho diário de muita dedicação à dança por parte dos artistas, técnicos e gestores.

Durante seu percurso, o BTG realizou mais de 140 coreografias. Atualmente a Cia apresenta um repertório focado na diversidade da dança contemporânea. Com a atual direção de Cintia Napoli (2012), o Balé Teatro Guaíra traz propostas ousadas e autênticas, porém sem perder de vista a sua história e a tradição da dança.

Teatro Municipal
Rubião Júnior, 84 (3º piso) – Centro