Usuário de ônibus pode fazer cartão do Bilhete Único sem sair de casa
Atualizado em 26/01/2019 - 15:00
Transporte Coletivo 23 02 2018
Usuário poderá contar com a comodidade de receber o cartão em casa até 28 de março - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Ter acesso aos benefícios do Bilhete Único vai ficar mais fácil a partir da próxima segunda-feira (28). Uma ação de incentivo ao uso do cartão para pagamento da passagem de ônibus, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos e o Consórcio 123, vai facilitar o procedimento para quem pretende adquirir o cartão pela primeira vez ou solicitar a segunda via, possibilitando a solicitação do cartão pela internet e por telefone, respectivamente, com entrega gratuita e em domicílio.

A medida inova e visa facilitar o dia a dia das pessoas, além de promover o uso do cartão, uma vez que só com ele é possível usufruir dos benefícios da integração entre linhas, pagando apenas uma passagem, dentro do período de duas horas.

São José dos Campos é a primeira cidade do Brasil a criar uma ação que entrega cartões de ônibus à população em casa.

Para a solicitar a primeira via do cartão, o usuário pode acessar o site do Consórcio 123 e fazer o cadastro. Num prazo de três dias, a equipe entrará em contato, por telefone, para agendar a entrega, sem custos e com protocolo de recebimento.

No caso da segunda via, o procedimento é diferente, visto que o usuário precisa bloquear o cartão anterior antes de solicitar o novo. O pedido, assim como o cancelamento, deverão ser feitos pelo 0800 772 7730. A entrega segue as mesmas regras do primeiro cartão: gratuita, com agendamento em domicílio e comprovante de recebimento.
Entretanto a gratuidade da segunda via e a entrega em domicílio têm prazo determinado e se encerram no dia 28 de março de 2019.

Para quem não tem acesso à internet em casa, pode utilizar as nove unidades do Espaço.com, ou ainda os protocolos do Paço Municipal e da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Para quem deseja retirar o cartão na hora, pode ir até a loja do Consórcio localizada na Rua Rui Barbosa, 15, no Centro, de segunda à sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 8h às 13h, levando um documento de identificação e um comprovante de endereço.

Trailer itinerante

Para oferecer mais uma opção para quem ainda não tem o cartão, o trailer itinerante do Consórcio 123 vai percorrer os principais pontos de ônibus da cidade a partir de terça-feira (29). Nesta opção, o usuário faz o cadastro e o cartão é emitido na hora.

Porém, neste caso a facilidade só vale para quem vai solicitar o cartão pela primeira vez.

Agenda do trailer

Terça-feira (29) – Ponto de ônibus da Av. Madre Thereza, 565
Quarta-feira (30) – Ponto de ônibus da Av. João Guilhermino (Praça Keneddy)
Quinta-feira (31) – Ponto de ônibus da Av. Adhemar de Barros, 800
Sexta-feira (1) – Ponto de ônibus da Av. Andrômeda – em frente ao shopping
Sábado (2) – Ponto de ônibus da Praça Afonso Pena


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana