Casa do Idoso centro recebe a 4ª Pré-Conferência de Saúde
Atualizado em 23/02/2019 - 17:59
4° Pré conferencia da Saúde  Casa Idoso Centro  23 02 2019
A próxima pré-conferência será realizada dia 09 de março na Casa do Idoso Norte - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Saúde

Mais uma movimentada reunião da Pré-Conferência Municipal de Saúde, de São José dos Campos, ocorreu neste sábado (23), na Casa do Idoso Centro. Esse foi o quarto encontro promovido pela Prefeitura e pelo Comus (Conselho Municipal de Saúde), e reuniu moradores de bairros das regiões centro e oeste da cidade.

As três primeiras pré-conferências foram realizadas nas regiões Sul (Bosque dos Eucaliptos), Sudeste (Putim) e Leste (Eugênio de Melo). A próxima está programada para o dia 09 de março, na Casa do Idoso Norte.

"É  muito importante que todos participem deste tipo de ação e por meio dessa atividade apontar as demandas e anseios da comunidade,” pontuou o pedagogo Marçal Barbosa.

Temas

Os temas são definidos pelo governo federal. Nesta edição, o tema será “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

As pré-conferências têm como objetivo orientar os debates, apresentar o tema central, as propostas e os eixos temáticos, além de escolher os delegados que participarão da conferência, que acontecerá nos dias 22 e 23 de março, no Centro de Formação do Educador (Cefe), em Santana.

Nas pré-conferências as propostas serão apresentadas e discutidas em grupos temáticos e deverão necessariamente estar relacionadas ao tema central e aos eixos temáticos, devendo cada grupo apresentar no máximo cinco propostas para leitura na plenária final da pré-conferência.

Eixos temáticos

Os três eixos temáticos são: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS e Financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde – SUS.

Para participar como membro da 13ª Conferência Municipal de Saúde, como delegados e observadores, é necessário que o munícipe participe de pelo menos uma das pré-conferências.

Na conferência municipal serão colhidas as propostas e escolhidos os representantes do município que participarão da conferência regional. Após o encontro regional, será realizada a conferência estadual. Já a Conferência Nacional chega este ano a sua 16ª edição e será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília.

Próxima pré-conferência

Região Norte (Casa do Idoso Norte)

09/03/2019 – 8h às 13h