São José participa do 1º Encontro InovaCidades na capital
Atualizado em 19/02/2019 - 18:18
CCO - Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 31-08-2108
São José recorre à tecnologia para monitorar o trânsito e garantir a segurança nas ruas da cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

Experiências inovadoras da Prefeitura de São José dos Campos foram apresentadas no 1º Encontro InovaCidades, na última segunda-feira (19), em São Paulo. O evento é realizado pela FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) em parceria com o Instituto Arapyaú.

O fórum, com autoridades de 40 municípios do país, serviu para o compartilhamento de experiências entre as cidades.

“O fórum é fundamental para criar o espaço de debate”, explicou a diretora executiva do Instituto Arapyaú, Andrea Apponi. Segundo ela, o evento serve para “fortalecer a agenda e os laços”, além de alinhar os trabalhos para que “todos sigam na mesma direção”.

“Inovar em gestão não é só implantar um aplicativo ou trazer tecnologia. É preciso fomentar e interagir com o ecossistema local de inovação e fazer um governo com foco no resultado para o cidadão”, afirmou Rodrigo Barros, de Guarulhos, eleito presidente do Fórum.

São José terá participação efetiva nas Câmaras Temáticas.

Tecnologia

São José dos Campos investe em tecnologia para melhorar a vida das pessoas. O conceito de ‘Smart Cities’ – ou ‘Cidades Inteligentes’ – está presente em áreas como saúde, educação, urbanismo, segurança pública, esporte e cultura. Buscar a inovação, por meio do empreendedorismo e da economia criativa, garante evolução social e cultural da cidade, promovendo a inclusão, a aproximação e conectividade de seus moradores.

A Guarda Municipal é a primeira do Brasil a adotar frota 100% elétrica. O Projeto Iluminar está substituindo luminárias atuais de ruas e avenidas por LED, mais potentes e modernas.

Incentivo às startups e o projeto de implantação de 1.000 câmeras de monitoramento por toda a cidade para apoio à segurança, interligação semafórica, wi-fi gratuito, conectividade em prédios públicos, escolas e unidades de saúde são outras ações tecnológicas da Prefeitura.