Revitalizações garantem lazer e qualidade de vida nos bairros
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
Brinquedões do Parque Santos Dumont
A Prefeitura pintou 196 playgrounds e instalou "brinquedões" no Parque Santos Dumont - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

Em 2019 a Prefeitura garantiu mais lazer e qualidade de vida nos bairros investindo na revitalização de praças, quadras esportivas, academias ao livre e playgrounds espalhados por todas as regiões da cidade.

Mais de 60 quadras de esportes passaram por reformas que incluíram reparos ou substituição de traves de futsal, tabelas de basquete e alambrados; serviços de alvenaria em muretas e pisos, além de pintura geral. O número de academias ao ar livre recuperadas não ficou atrás, totalizando 55 manutenções gerais que envolveram serviços de serralheria, troca de adesivos das placas ilustrativas, pintura do solo e dos aparelhos.

Playgrounds e praças

A Prefeitura também reformou e pintou 196 playgrounds e praças. Além das reformas, a Secretaria de Manutenção da Cidade revitalizou nove praças dentro do Programa Minha Praça de Volta. Entre elas está de São Francisco Xavier que ganhou um novo parque infantil, um dos compromissos de governo da atual administração.

O espaço foi totalmente renovado com a instalação de um conjunto de brinquedos de madeira e grama sintética; substituição de alambrado por gradil, implantação de iluminação ornamental e pintura da quadra poliesportiva.

O Parque Santos Dumont também foi modernizado com a instalação de cinco brinquedos coloridos de grandes dimensões, os já famosos "brinquedões". O parque mais antigo da cidade, criado na década de 70, hoje atrai diferentes gerações.

É o caso da família da enfermeira Rejane Pereira Garcia, de 59 anos, que mora no Jardim Estoril e estava acompanhada da neta, Emília, de 9 anos. “Passei minha infância aqui, depois trouxe a minha filha e minha neta para brincar. O parque está muito bem cuidado e cada dia mais maravilhoso”, disse.

Paralelo aos trabalhos de revitalização, a Secretaria de Manutenção da Cidade realiza serviços de conservação em áreas públicas que fazem parte das ações de rotina das dez unidades regionais.