Prefeitura intensifica manutenção em vias e estradas do município
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
OPERAÇAO TAPA BURACO SJC - 10-12-2019 - LUCAS CABRAL
Em 2019, mais de 25 mil buracos foram fechados e realizada manutenção em 521 km de estradas rurais - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

Em 2019 a Prefeitura intensificou o serviço de tapa-buraco em vias públicas e de manutenção de estradas rurais não pavimentadas de São José dos Campos.

Em ruas e avenidas asfaltadas foram recuperados 135 mil metros quadrados de área, totalizando o fechamento de 25.615 buracos com uma média de mais de 2 mil atendimentos por mês. A quantidade supera o volume de trabalho executado no ano passado que foi de 105 mil metros quadrados de área e 19.211 buracos. O serviço utilizou 6,4 mil toneladas de asfalto e o investimento foi de cerca de R$ 4,5 milhões.

O tapa-buraco é realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade dentro de uma programação semanal que é divulgada para a população no site (link) e facebook da Prefeitura. Os munícipes também podem solicitar atendimento utilizando a Central 156 (telefone, site ou app).

Estradas rurais

Quem vive na área urbana de São José dos Campos não imagina que, além das operações de tapa-buraco, a Prefeitura tem equipes que trabalham exclusivamente na manutenção de cerca de 500 km de estradas de terra em regiões rurais do município incluindo São Francisco Xavier. Este ano foi realizado 521 km de nivelamento e cascalhamento para preservar as condições de tráfego nas estradas rurais. Em algumas vias, a manutenção foi realizada mais de uma vez.

Há cerca de um mês, a Secretaria de Manutenção da Cidade começou a utilizar resíduo da construção civil, recolhidos nos 14 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), no cascalhamento de estradas. Além de mais econômico, o uso do material processado e reciclado é mais uma ação da atual administração para tornar São José mais sustentável ambientalmente.

A Secretaria de Manutenção da Cidade também aumentou sua capacidade de trabalho com a locação de duas minicarregadeiras, dois rolos compactadores, quatro caminhões trucados que transportam 12 metros cúbicos de material e nove caminhões basculantes.

Pontes e passarelas

Comunidades mais afastadas e produtores rurais também dependem da manutenção de pontes. Só em 2019 foram recuperadas 20 pontes de madeira, das quais sete passaram por reforma total. A maioria fica na área rural da região norte e duas estão localizadas nas regiões leste e sudeste.

Em São Francisco Xavier, em dezembro, uma ponte de madeira que fica na estrada do Rio Manso foi substituída por aduelas de concreto e mais sete pontes passaram por reformas.

Além das pontes, A Prefeitura reformou 16 passarelas em bairros das regiões leste (10), sudeste (4) e sul (2) e construiu uma no Jardim Nova Detroit, garantindo mais segurança e comodidade para os moradores que utilizam as estruturas de travessia.