Música, Papai Noel e guloseimas levam alegria para abrigos
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
Apoio Social ao Cidadão
A ação visa fortalecer ainda mais os vínculos com as entidades assistenciais parceiras, promovendo a integração das equipes e das pessoas assistidas - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Eles acordaram com a certeza de que teriam um dia normal: alimentação, banho, atividades e cuidados. Mas, quando a equipe da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão da Prefeitura de São José dos Campos chegou a cada um dos abrigos, tudo se transformou em festa.

Um grupo de idosos músicos da Casa do Idoso Norte, coordenado pelo professor da instituição, foi quem embalou o momento nos lares para idosos. Teve moda de viola, clássicos de Roberto Carlos e canções de Natal. E para dar um sabor ainda mais especial ao dia, o Papai Noel distribuiu aos idosos abraços, carinho e doces que variavam de chocolates a pirulitos.

Alguns gritaram “eu adoro o Papai Noel”, outros acompanharam o grupo musical com a letra das canções na ponta da língua. Teve também quem interagiu com os braços para cima e até aqueles que ficaram bem quietinhos curtindo as músicas e saboreando os doces que ganharam do Papai Noel.

Para a psicóloga Athaylise Katerine dos Santos Silva, que atua no abrigo de longa permanência para idosos Recanto São João de Deus, a visita com música mexe muito com a memória deles e faz um resgate na história de vida de cada um. “A gente percebe que durante as músicas eles são transportados para outro lugar, dá para ver pela carinha deles. Isso faz bem e traz qualidade de vida pra eles”, afirmou.

Além de levar o espírito natalino às instituições e promover um dia diferente aos atendidos, a iniciativa da Prefeitura visa ainda fortalecer os vínculos com as entidades assistenciais parceiras, promovendo a integração das equipes e das pessoas assistidas.

Além dos abrigos para idosos, a ação da Prefeitura ainda vai contemplar os abrigos infantis de bebês, crianças e adolescentes e instituições que atendem pessoas em situação de rua.