CCZ promove sábado a 4ª feira de adoção de cães e gatos
Atualizado em 25/04/2019 - 15:19
Quarta feira de adoção de cães e gatos
Os animais poderão ser visitados das 8h30 às 13h30 na sede do Centro de Controle de Zoonoses - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Neste sábado (27), acontece a quarta feira do ano de adoção de cães e gatos do CCZ (Centro de Controle Zoonoses) da Prefeitura de São José dos Campos. Os animais podem ser visitados na sede do CCZ (Rua George Willians, 581, Parque Industrial, na região sul da cidade) das 8h30 às 13h30. É uma ótima oportunidade para quem deseja adotar um animal de estimação.

Estarão disponíveis para adoção 32 cães, sendo 17 adultos (10 machos e 7 fêmeas), 10 especiais (7 machos e 3 fêmeas) e 5 filhotes (4 fêmeas e 1 macho), além de 21 gatos, sendo 8 adultos (5 fêmeas e 3 machos) e 13 filhotes (5 fêmeas e 8 machos).

As feiras de adoção do CCZ têm contribuído para que muitos animais encontrem um novo lar. Os interessados em adotar algum animal precisam ser maiores de idade e comparecer ao CCZ portando RG e CPF.

O CCZ avalia como ponto positivo da feira o fato de que todos os animais disponíveis para adoção podem ser visitados, diminuindo a adoção por impulso, uma vez que quem se desloca até a unidade vai com o propósito de levar o animal para casa.

Tipos de adoção

Existem dois tipos de adoção. O primeiro para animais saudáveis e castrados, a maioria, onde é preenchido um Termo de Adoção, em que a pessoa toma ciência dos cuidados e da posse responsável em manter o animal devidamente vacinado, vermifugado, abrigado e alimentado adequadamente.

O outro tipo de adoção é para animais filhotes que não estão castrados, seja por idade ou por se encontrarem em meio ao protocolo de vacinação, ou animais especiais (que portam doenças crônicas ou físicas), que exigem cuidados maiores para a manutenção da sua saúde.

Neste caso, é feito um Termo de Adoção Direcionada, onde há compromissos com o CCZ para que sejam realizadas a castração e os cuidados preservados.

É permitido um período de experiência por 15 dias, em ambas as situações, para avaliação e adaptação do animal aos novos donos e moradia. Após esta etapa, o animal é considerado de fato adotado e não há possibilidade mais de devolução.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×