Bosque dos Eucaliptos é a 17ª unidade a receber o UBS Resolve
Atualizado em 24/09/2018 - 17:17
Ubs Resolve no Bosque dos Eucaliptos que será entregue dia 26/09. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 24-09-2018
No novo conceito, gerência da Unidade Básica de Saúde fica junto à recepção - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O programa UBS Resolve chega ao Bosque dos Eucaliptos, região sul de São José dos Campos, nesta quarta-feira (26).

Será a 17ª unidade básica da rede municipal de saúde a trabalhar dentro deste conceito de atenção básica implantado pela Prefeitura.

A unidade tem 40.627 pacientes cadastrados e é referência para os bairros Bosque dos Eucaliptos, Jardim Estoril, Jardim Del Rey, Jardim Madureira, Jardim Portugal, Quinta das Flores, Residencial Jardins e Residencial Primavera.

Ao todo, 10 médicos ficam à disposição da comunidade, sendo seis clínicos (quatro da rede e dois credenciados), dois ginecologistas e dois pediatras, além de quatro dentistas (dois que atuam dentro da UBS e dois vinculados às escolas da região), além de equipe de enfermagem. A estimativa é realizar mais de 8.000 procedimentos laboratoriais por mês.

O conceito do programa UBS Resolve veio com o objetivo de tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva. A coleta de exames é feita todos os dias nas unidades básicas, evitando o deslocamento do paciente ao laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura.

Os exames com solicitação de urgência são colhidos imediatamente na própria UBS. Já os exames de rotina são agendados e realizados próximos ao retorno da consulta, para garantir a sua eficácia.

Na atenção básica, além da coleta, as rotinas das UBSs também passaram a incorporar novos procedimentos, como sistema de acolhimento por parte da enfermagem, adoção de novos protocolos de assistência médica, gerência da UBS junto à recepção e agendas abertas todos os dias.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

• Eugênio de Melo (Leste)
  • Jardim São José 2 (Leste)
  • Residencial União (Sul)