Criança residente há 5 anos no hospital visita escola pela 1ª vez
Atualizado em 13/09/2018 - 11:25
Criança que mora no hospital há cinco anos visita a escola pela primeira vez. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 12-09-2018
Muito feliz, Yasmin compartilhou a alegria com os coleguinhas da unidade escolar de educação infantil - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Do quarto de um hospital para uma roda de música, parquinho, almoço no refeitório, muitos abraços e o acolhimento especial da turma de 32 coleguinhas do pré II. Assim foi o primeiro dia de aula em uma escola da menina Yasmin Vitória, de 5 anos.

Internada desde os 8 meses no Hospital Municipal de São José dos Campos, ela é portadora de bronquiolite obliterante e depende de ventilação mecânica para realizar as atividades do dia a dia. Ao completar 5 anos, foi matriculada na Escola Municipal de Educação Infantil Ana Lucia de Castro Micheletto, na Vila Tatetuba (região leste).

Por conta da doença, a estudante começou a receber as orientações pedagógicas no quarto do hospital. Ministradas pela equipe do Atendimento Educacional Especializado, da Secretaria de Educação e Cidadania, as aulas são realizadas por meio de contação de histórias e jogos interativos.

“No decorrer das aulas fomos percebendo que a Yasmin poderia conhecer a realidade de uma escola, conversamos com a equipe médica e a família e fomos amadurecendo a ideia com todos os cuidados e precauções para não prejudicar a saúde da criança”, explicou uma das idealizadoras da ação.

“A Yasmin entende perfeitamente o que passamos, ela se comunica muito bem, é maravilhoso ver a interação dela com as outras crianças, estamos todos muito emocionados”, afirmou a professora responsável pela alfabetização da criança no Hospital Municipal.

Muito esperada, todos queriam abraçar, beijar, apresentar os espaços e equipamentos da escola. Alguns até fizeram desenhos para a nova colega. “Eu preparei um cartãozinho”, disse Luiza Pedrosa, de 5 anos. Toda orgulhosa, ela exibia uma obra de arte, embrulhada em um plástico transparente com fita de presente. “Ela é muito especial, eu quero que ela seja muito bem-vinda aqui”, ressaltou Lorena Chagas, de 6 anos.

A visita, que durou cerca de duas horas, foi acompanhada também pela mãe da estudante, Diana Pereira. Para ela, esse dia vai marcar para sempre a vida da família. “Em cinco anos, essa é terceira vez que Yasmin sai do hospital. A primeira vez recebeu um café da manhã na casa de uma enfermeira. A outra saída foi para a festa de aniversário de 5 anos. Estou muito feliz e surpresa pela maneira que ela se adaptou com as outras crianças, o carinho das crianças com ela. É bom demais. Se faz ela feliz, me alegro também.”

Segundo a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, a experiência organizada em parceria com a Secretaria de Saúde foi um sucesso. O objetivo é que a criança possa retornar outras vezes à escola.

Todo o translado entre o hospital e a escola foi realizado por ambulância. O passeio teve apoio de uma médica, uma fisioterapeuta e uma enfermeira. De volta ao hospital, a equipe comemorou o êxito da atividade. “Deu tudo certo, foi maravilhoso presenciar a felicidade da Yasmin", concluiu a enfermeira.