Festival de Queimada anima alunos da rede municipal na 4ª etapa dos Jogos Escolares
Atualizado em 11/10/2018 - 17:23
Aproximadamente mil alunos dos anos iniciais do ensino fundamental participam até quarta-feira (11), de um Festival de Queimadas no Centro da Juventude, localizado na região Sul da cidade
O Festival de Queimada que tem como objetivo promover valores e a integração dos alunos de diferentes escolas segue até quinta-feira (11) no Centro da Juventude, região Sul da Cidade - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Teve início nesta segunda-feira (8), a 4ª etapa dos Jogos Escolares da rede municipal de ensino de São José dos Campos. Nesta fase, cerca de 800 alunos disputam até sexta-feira (19) as modalidades de vôlei, handebol e basquete.

A inauguração da quarta etapa começou super animada com a participação de aproximadamente mil alunos dos anos iniciais do ensino fundamental em um Festival de Queimada. O Festival de Queimada que tem como objetivo promover valores e a integração dos alunos de diferentes escolas da rede segue até quinta-feira (11), a partir das 13h20 no Centro da Juventude, localizado na região Sul da cidade.

Já as competições da 4ª etapa dos Jogos Escolares acontecem durante a manhã, nos poliesportivos da Vila Maria, Altos de Santana, Vale do Sol e Vila Tesouro. No final dos jogos, serão classificados os dois melhores times de cada modalidade que vão disputar a grande final em dezembro.

Festival de Queimada

Usado como brincadeira infantil, a queimada é um jogo esportivo em que é utilizado uma bola, seja ela de vôlei ou de borracha, durante a disputa. Divide-se os jogadores em duas equipes e cada uma fica do lado oposto em um terreno plano, de forma retangular. O objetivo é acertar a bola no adversário, para assim o eliminá-lo da rodada da competição. Vence o time que permanecer com maior número de integrantes

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares são uma forma de incentivar a interação entre alunos e proporcionar aos estudantes diversas modalidades esportivas em ambiente seguro e com a orientação de profissionais de Educação Física. As atividades esportivas que beneficiam mais de 5.700 estudantes em diversas modalidades envolvem 41 escolas municipais.

Através das práticas esportivas, as equipes de alunos vivenciam valores da formação humana como: solidariedade, cooperação, integridade, união e criatividade, além de bons hábitos em prol da qualidade de vida.