2ª Mostra Solos Teatrais terá montagens, apresentações e workshops
Atualizado em 02/10/2018 - 15:52
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
O artista Vinicius Piedade, de São Paulo, apresentará o espetáculo Cárcere, uma comédia dramática - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza, neste mês de outubro, a 2ª Mostra Solos Teatrais, que prevê o compartilhamento de montagens solo (narrativa teatral sem uso de cenário ou qualquer elemento cênico, com instantes de improviso), apresentações e workshops.

A mostra busca abordar os percursos de pesquisa e investigação dos criadores e intérpretes, nos diversos territórios de linguagens e gêneros das artes cênicas. Para esta edição foram convidados dois artistas paulistanos, uma mineira e um cubano, de Havana.

As atividades são gratuitas e acontecerão no Centro de Estudos Teatrais (CET), em diferentes datas. No caso dos workshops, há necessidade de inscrição pelo site da Fundação Cultural.

 

Espetáculos

 

Dia 6, às 21h: De Paris Um Caballero (drama / livre)

Artista: José Antônio Alonso (Havana/Cuba)

José quer partir de seu país, pois pensa que assim poderá encontrar a felicidade. Mas, antes, começa a recordar a história de um dos personagens mais populares que teve Havana, o senhor Caballero de Paris que, como ele, também decidiu partir em busca de sua terra prometida. No transcurso da história, ele descobre que a felicidade não está naquele lugar que decidimos viver, mas sim dentro de nós mesmos.

 

Dia 13, às 21h: Virginias (tragicomédia / 12 anos)

Artista: Daniela Biancardi (São Paulo/SP)       

A peça aborda o cerceamento feminino até os dias de hoje. Os gestos e efeitos onomatopeicos da comediante satirizam e criticam o papel masculino na sociedade e tomam formas múltiplas, como se memórias do tempo viessem em loopings.

 

Dia 20, às 21h: Vaga Carne (drama / 14 anos)

Artista: Grace Passô (Belo Horizonte/MG)

A peça é um campo de jogo entre palavra e movimento, em que um corpo de mulher vive a urgência de discurso, à procura de suas identidades e de pertencimento. Em sua narrativa, uma voz errante resolve invadir um corpo de mulher e, a partir dessa experiência, narra o que sente enquanto sujeito, o que finge sentir, o que é insondável em si e o que sua imagem é para o outro.

 

Dia 27, às 21h: Cárcere (comédia dramática / 14 anos)

Artista: Vinicius Piedade (São Paulo/SP)         

O espetáculo apresenta uma semana na vida de um pianista que, estando no cárcere e privado da liberdade e de seu piano, é refém numa rebelião iminente. Vivendo em um ritmo de contagem regressiva, suas expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações são expressas num diário que se inicia numa segunda-feira e termina quando estoura a rebelião, um domingo.

 

Workshops

 

Dia 6, às 10h: Semear a voz no corpo (12 anos / 30 vagas)

Artista: José Antônio Alonso        
Com o objetivo de gerar ferramentas próprias para cada ator, o workshop trabalha o ritmo e as dinâmicas corporais sustentadas nas energias verticais e horizontais. Ao se apoiar em trazer os próprios sons e palavras de forma orgânica, José ensina a recriar os diferentes estados emocionais a partir de um texto improvisado.

 

Dia 14, 10h às 17h: Introdução à Comédia Física (16 anos / 20 vagas)

Artista: Daniela Biancardi
Atores, bailarinos e estudantes de teatro e artes são convidados a ampliar o repertório de gesto e crítico do atuador por meio de exercícios e jogos de improviso da comicidade física.

 

Dia 27, às 9h: O Ator Inconformado (14 anos / 20 vagas)

Artista: Vinicius Piedade

A oficina propõe ao ator/atriz pesquisar-se e descobrir-se expressivo/a, capaz de com o corpo, gesto e voz, realizar um potente encontro teatral com o público. Por meio de exercícios práticos, também será trabalhado a questão da presença do ator no palco.

 

Centro de Estudos Teatrais (CET)

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana           

(12) 3924-7300 / 7341


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×