Paraíso do Sol é a 19ª unidade a receber o programa UBS Resolve
Atualizado em 28/11/2018 - 16:30
Ubs Resolve Paraíso do Sol - Preparativos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 28-11-2018
A unidade tem 19.943 pacientes cadastrados e é referência para outros 12 bairros adjacentes - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Unidade Básica de Saúde do Jardim Paraíso do Sol, na região leste de São José dos Campos, recebe nesta quinta-feira (29) o programa UBS Resolve. Essa será a 19ª unidade a trabalhar dentro deste conceito de atenção básica implantado pela Prefeitura.

A unidade tem 19.943 pacientes cadastrados e é referência para os bairros Capão Grosso, Jardim Castanheira, Jardim Nova Michigan, Jardim Nova Michigan I, Jardim Paraíso do Sol, Residencial Dom Bosco, Santa Maria, Santa Maria I, Vila Araújo, Santa Helena, Chácara Santa Helena, Jardim São Rafael.

Ao todo, 8 médicos ficam à disposição da comunidade, sendo 4 clínicos, 1 ginecologista e 3 pediatras, além de 3 dentistas e 1 nutricionista.

Com a implantação do programa nesta unidade, a estimativa é realizar mais de 6.000 procedimentos laboratoriais por mês.

Mais agilidade

O conceito do programa UBS Resolve veio com o objetivo de tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva. A coleta de exames é feita todos os dias nas unidades básicas, evitando o deslocamento do paciente ao laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura.

Os exames com solicitação de urgência são colhidos imediatamente na própria UBS. Já os exames de rotina são agendados e realizados próximos ao retorno da consulta, para garantir a sua eficácia.

Na atenção básica, além da coleta, as rotinas das UBS's também passaram a incorporar novos procedimentos, como sistema de acolhimento por parte da enfermagem, adoção de novos protocolos de assistência médica, gerência da UBS junto à recepção e agendas abertas todos os dias.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

• Eugênio de Melo (leste)
  • Jardim São José 2 (leste)
  • Residencial União (sul)