Encontro sobre a 1ª infância reúne mais de 1.000 educadores
Atualizado em 08/11/2018 - 17:09
Encontro “O cuidado com a Primeira Infância”, no Parque Tecnológico
A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias de Educação e Cidadania e de Saúde e tem como intuito fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 1.500 educadores da rede de ensino municipal participaram, nesta quinta-feira (8), do Encontro “O cuidado com a Primeira Infância”, no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias de Educação e Cidadania e de Saúde e tem como intuito fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente. Considerado um projeto inovador, a parceria entre as secretarias na elaboração da formação "O cuidado com a Primeira Infância" resultou em uma premiação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em novembro de 2017, assim como os encaminhamentos pertinentes.

Autora de quatro livros infantis da coleção PIPO E FIFI. A pedagoga e mestre em Educação Sexual pela Unesp, Caroline Arcari que também atua na formação presencial e online de educadores, conselheiros tutelares, profissionais de saúde, assistentes sociais e outros profissionais que exercem funções em órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente, ministrou a palestra "Prevenção de violência sexual para crianças".

“Essa sensibilização é muito importante porque leva aos professores conhecimentos sobre o fenômeno da violência sexual, a partir da desconstrução de mitos. Vale esclarecer que muitos crimes podem acontecer sem o contato físico, o abusador pode fazer a abordagem por meio das redes sociais, por exemplo”, explicou a pedagoga.

Para a educadora Tatiane Sene, a palestra proporcionou importante reflexão sobre os cuidados com a primeira infância. “Caroline Arcari apresentou estratégias que facilitam o diagnóstico de algumas situações de violência com as crianças, o encontro vai contribuir com novas posturas e medidas de prevenção”, pontuou.