3ª Conferência Nacional de Educação deverá reunir 500 educadores nesta sexta e sábado
Atualizado em 22/03/2018 - 14:07
Conae
Educadores se reúnem no Cefe em preparação para a 3ª Conae, que acontecerá nos próximos dias em São José - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

São José dos Campos irá sediar a Etapa Intermunicipal da 3ª Conae (Conferência Nacional de Educação), nesta sexta-feira (23) e sábado (24), no Cefe (Centro de Formação do Educador). Como preparação para a Conferência, educadores da rede municipal de ensino já se reuniram, no início deste mês, para conhecer e discutir pontos importantes do documento de referência e contribuir com sugestões. 

O documento de referência da Conae trata de temas como: diversidade, direitos humanos, justiça social, gestão democrática, a valorização dos profissionais da educação, entre outros. A Conferência busca consolidar o Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação realizando monitoramento e avaliação. Além disso, visa propor políticas públicas para garantir o direito à educação de qualidade. 

Ao todo, os educadores da rede municipal participaram de cinco encontros de estudo. Os encontros são parte dos trabalhos da Secretaria de Educação e Cidadania na capacitação de seus professores para valorização profissional. A discussão do documento referência também permite que os educadores contribuam com sugestões sobre os dispositivos legais que orientam a educação nacional.

São José é uma das 19 cidades que estarão representadas na conferência. O encontro é organizado por uma comissão regional que conta com representantes de outras cinco cidades, que são: Jacareí, Taubaté, Tremembé, Paraibuna e Caraguatatuba.

A Conae é um espaço democrático aberto para que todos possam participar do desenvolvimento da educação do país. A 3ª edição deverá receber cerca de 500 pessoas, entre educadores e representantes da sociedade civil. Os participantes irão discutir os oito temas propostos pelo documento. Mais informações podem ser obtidas no site da conferência


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×