Delegação se prepara ir à fase final dos 35º Jogos da Juventude
Atualizado em 23/05/2018 - 18:05
Ginástica Rítmica
São José será representada em 12 modalidades nos 'Joguinhos', que acontecerão na cidade de Franca, entre elas a ginástica artística - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

São José dos Campos se prepara para marcar presença em mais uma fase final dos Jogos Abertos da Juventude. Grande parte da delegação joseense, apoiada pela Prefeitura, embarcará rumo à cidade de Franca, na sexta-feira (25), em três ônibus. A concentração está marcada para 7h30, no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América). O retorno da competição está programado para 2 de junho, quando também se encerram as disputas.

Nesta, que será a 35ª edição, São José levará uma delegação de 181 pessoas, sendo 136 atletas – 41 homens e 95 mulheres –, além de 34 membros de comissões técnicas e o restante composto por dirigentes e pessoal de apoio. Todos os atletas que viajarão para os ‘Joguinhos’ são integrantes do programa Atleta Cidadão e ficarão alojados na escola estadual Professor Antonio Fachada (rua Úrsula Pousa Araújo Torres, 740 – Parque Vicente Leopreace I).

A comitiva joseense conseguiu classificação nas seguintes modalidades: atletismo (feminino e masculino), judô (feminino e masculino), natação (feminina e masculina), basquete (feminino e masculino), tênis (feminino e masculino), futebol (feminino), handebol (feminino), xadrez (feminino e masculino), ginástica artística (feminina), ginástica rítmica (exclusivamente feminina), vôlei de quadra (masculino) e vôlei de praia (feminino).

A etapa regional, anterior a fase final, contou com 17 cidades na disputa: São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Caçapava, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião, Cruzeiro, Lorena, Ubatuba, Cunha, Piquete, Paraibuna, Tremembé e Aparecida.

Na fase final dos Jogos da Juventude, participam municípios das 14 diretorias regionais de Esporte e Lazer do Governo de São Paulo. Não existe título geral por cidade.

Sobre os jogos
Os Jogos Abertos da Juventude são realizados de março a junho, sendo divididos em três fases: sub-regional, regional e final estadual. Podem participar crianças e jovens de 10 a 18 anos completos ou a completar em 2018. Cada modalidade tem restrições próprias de idade.

Na primeira fase, a competição foi disputada entre atletas das cidades que compõem as inspetorias e a Diretoria Regional de Juventude, Esporte e Lazer do Governo do Estado. Os classificados garantiram vaga na etapa regional, em que as delegações se enfrentaram em cada uma das oito regiões esportivas, também sem cidade-sede. Na final estadual, a competição envolve municípios de todo o Estado.