1º Encontro de Culturas Populares reúne 3 grupos na CC Tim Lopes
Atualizado em 15/06/2018 - 15:11
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Laudeni Souza, mestre jongueiro, comanda o Grupo Mistura da Raça, que participará do encontro na CC Tim Lopes - Foto: Paulo Amaral/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Grupos de três expressões da cultura afro-brasileira – Jongo, Maracatu de Baque Virado e Samba de Roda – participam neste sábado (16), a partir das 14h, na Casa de Cultura Tim Lopes, do 1º Encontro de Culturas Populares. O evento é realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e ajuda a promover o acesso da população às manifestações da cultura tradicional. O encontro é aberto ao público.

As vivências serão protagonizadas pelo Grupo Mistura da Raça (Jongo), sob comando do mestre Laudeni Souza, Maracatu de Baque Virado (Maracatu), com Alex Malabar, e Grupo Muzenza (Samba de Roda), do mestre Júlio Cesar Farias (conhecido como Busca Longe).

“Considero importante a realização de eventos como esse, pois contribuem para difundir e a combater o preconceito em relação à cultura negra. Educação e cultura precisam andar sempre juntas e nós estamos fazendo a nossa parte para que isso se fortaleça”, disse o mestre jongueiro Laudeni Souza.

Sobre as expressões

O Jongo é uma dança brasileira de origem africana, com natureza rural. É considerada por muitos como a origem do samba carioca. O Jongo do Sudeste recebeu, em 2005, o título de Patrimônio Cultural do Brasil, outorgado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Samba de Roda é um estilo musical popular brasileiro e também intimamente relacionado à capoeira. Trata-se de uma variante do samba com raízes africanas, que reúne diversas músicas, poesias e danças. Por iniciativa do Iphan, passou a fazer parte, em 2004, da lista do Patrimônio Imaterial da Humanidade.

O Maracatu de Baque Virado é bastante comum no Recife (PE) e imediações. É considerado o mais antigo ritmo afro-brasileiro, repleto de sons de diversos tambores.

Casa De Cultura Tim Lopes

Av. Ouro Fino, 2520 - Bosque dos Eucaliptos