2º Festival de Pipas agrada comunidade do Campo dos Alemães
Atualizado em 20/07/2018 - 09:59
2º Festival Joseense de Pipas começa pela região sul. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 17-07-2018
Famílias inteiras, no Campo dos Alemães, se divertiram com a confecção de centenas de pipas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O céu de brigadeiro, típico do inverno, ficou colorido com mais de uma centena de pipas confeccionadas pela garotada reunida na segunda edição anual do Festival Joseense de Pipas. O evento começou na tarde desta terça-feira (17), no Centro Poliesportivo Campo dos Alemães (rua Valter Dellu, s/n), e seguirá em outros quatros locais até o final deste mês.

O Festival, que integra as comemorações do aniversário de 251 anos da cidade, agradou crianças e adultos. Famílias inteiras participaram da confecção de pipas, na ansiedade empiná-las ao vento.

O garoto Gabriel Magalhães, de 7 anos, morador do Campo dos Alemães, estava radiante com a quantidade de gente no poliesportivo. “Está incrível, já empinei pipa, fui no pula-pula, joguei bola, está uma delícia”.

A diarista Liceli Martins, de 40 anos, também moradora do Campo dos Alemães, estava com filho, marido e dois sobrinhos. “Está tudo muito legal, é uma ótima oportunidade de aproveitar as férias”, ressaltou. A sobrinha Rosilene Valeiro, de 13 anos, estava gostando do visual. “Não consegui fazer minha pipa voar, mas está gostoso aqui”. Já o filho, Ícaro Martins Silva, de 10 anos, ficou feliz pelo evento. “É muito bacana ter tanta gente se divertindo no nosso bairro”.

Seu José Maria Bolinário, de 63 anos, também morador do bairro, estava num cantinho sentado confeccionando diversos brinquedos para as crianças. “Primeiro fiz para o meu neto, que está empinando, agora estou ensinando o que aprendi com meu pai para as crianças e elas estão gostando”.

Em todos os locais do evento, são realizadas oficinas gratuitas de pipas, ministrada por monitores da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. Qualquer pessoa interessada poderá aprender técnicas de montagem e a utilizar do brinquedo. O evento é realizado pela Prefeitura, que inclusive fornece todo material.

Informações necessárias

Além da confecção de pipas, o Festival tem uma conotação educativa. Profissionais da GCM (Guarda Civil Municipal) participam de todas as oficinas, com a distribuição de material informativo e com orientações técnicas sobre os cuidados ao empinar o brinquedo em ruas, praças e parques. Além dissp, reforça a conscientização sobre o não uso do cerol nas linhas.

19/7 – CDHU – Altos de Santana (Avenida Alto do Rio Doce, s/n)
24/7 – Pinheirinho dos Palmares (Avenida João Rodolfo Castelli, s/n)
26/7 – Centro Esportivo Eugênio de Melo (Rua Ambrósio Molina, 370)
31/7 – Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras (Avenida 23 de Dezembro, 400)