São José participa do 1º Encontro de Controladores Municipais
Atualizado em 30/01/2018 - 19:24
Governança
Representantes de 17 prefeituras paulistas participaram do evento, que foi realizado em São Paulo - Foto: PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos participou, nesta terça-feira (30), do 1º Encontro de Controladores Municipais do Estado de São Paulo. Estiveram presentes representantes de 17 cidades.

Realizado no auditório da Controladoria Geral da Prefeitura de São Paulo, o evento discutiu a criação da Rede Paulista de Controladorias (Repac). Trata-se de uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos e voltada ao intercâmbio de experiências e conhecimentos dos órgãos de controle interno paulistas.

Outro intuito da reunião é formar o Fórum Permanente de Controle Interno da Administração Pública. Essa ação articulada busca fortalecer os sistemas de controle interno das prefeituras paulistas. Os participantes assinaram um protocolo de intenções.

Para a representante joseense, as atividades foram proveitosas, principalmente no que diz respeito ao compartilhamento de experiências relacionadas às macrofunções de controle interno: controle interno, auditoria, corregedoria e ouvidoria.

Em São José dos Campos, a Prefeitura organizou o sistema de controle interno no ano passado e vem aprimorando os procedimentos, dando cada vez mais transparência na administração pública. No último trimestre, foram promovidas 45 visitas in loco em diversas repartições municipais e de prestadores de serviços para verificação da execução dos contratos.

Em consonância com a Instrução n° 2/2016 do TCE-SP e o decreto 17.575/2017, a Prefeitura tem aprimorado os processos internos de gestão de contratos, prestações de contas de adiantamentos e terceiro setor. Além da elaboração de relatórios mensais desde outubro, o controle interno procura gerenciar a identificação de riscos e o desenvolvimento de estratégias para captação de oportunidades para o município.