Construção da maior obra viária de São José terá início no dia 1º
Traçado da maior obra viária de São José dos Campos - Foto: PMSJC

Kelly Linhares
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos vai iniciar a construção do novo sistema viário da Via Cambuí, eixo de integração entre as regiões sudeste e leste, transpondo a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), no próximo dia 1º de fevereiro.

Com a liberação da ordem de serviço, o Consórcio formado pelas construtoras Enpavi e DP Barros, inicia os trabalhos na Estrada Municipal Glaudiston Pereira de Oliveira, próximo ao Residencial Flamboyant, região sudeste.

Nesta primeira etapa as intervenções incluem a mobilização de canteiro de obras, limpeza e topografia.

No total serão 8,6 km de extensão com duas faixas de rolamento, ciclovia, paisagismo, iluminação e calçamento. A via seguirá até a avenida Juscelino Kubitscheck, na Vila Industrial, região leste da cidade.

Ao longo do traçado, estão previstas ainda cinco interseções que conectam com o sistema viário existente:

• Rua Eng. Ricardo Hausen, próximo à Embraer
  • Estrada Municipal Glaudiston Pereira de Oliveira, próximo ao Residencial Flamboyant
  • Avenida Madre Teresa de Calcutá, Residencial São Francisco
  • Zona Industrial, próximo à Petrobras, no km 145 da Rodovia Presidente Dutra
  • Rua Aldo José de Souza, na Vila Industrial

Com a integração das regiões sudeste e leste, a Via Cambuí vai beneficiar diretamente mais de 200 mil habitantes, além de usuários de outras regiões que poderão utilizar da via. Com o novo trajeto o deslocamento poderá ser concluído em menos de 7 minutos a uma velocidade de 80 km/h.

O prazo de conclusão da Via Cambuí será de 20 meses.

Licitação

O consórcio Enpavi e DP Barros venceu a licitação para as obras, oferecendo desconto de 35% para as intervenções, orçados inicialmente em R$ 139 milhões. Assim, a proposta vencedora de R$ 90.397.044,67 representou economia de R$ 49 milhões aos cofres públicos.

Fiscalização

Por exigência do BID, a supervisão e gerenciamento das obras da Via Cambuí serão realizadas pelo Consórcio SJC Infra, formado pelas empresas Cemosa e Geométrica. O objetivo é assegurar a qualidade dos serviços executados.

Geração de empregos

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos, já encaminhou ao consórcio mais de 3 mil currículos para seleção e contratação de novos funcionários.

As vagas são prioritariamente para profissionais das áreas da construção civil, como: pedreiro, carpinteiro, pintor, servente, operador de máquinas, terraplenagem, entre outras.

Os selecionados já estão sendo convocados. Serão 250 novas vagas de emprego diretos e cerca de 500 indiretos.