Primeiro domingo de fevereiro terá 19º passeio Trip Bike
Atualizado em 11/04/2023 - 08:42
Fotos do passeio Trip Bike 2016
Passeio de 55 km irá do Urbanova, região oeste, ao distrito de São Francisco Xavier, passando por belas paisagens em estradas de terra e asfalto. - Foto: PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Para os amantes do pedal, o mês de fevereiro começará agitado em São José dos Campos. A Prefeitura promoverá no dia 4 (domingo) a 19ª edição do passeio ciclístico Trip Bike.

O tradicional evento terá percurso de aproximadamente 55 quilômetros, passando por belas paisagens em estradas de terra e asfalto entre o bairro Urbanova, na região oeste, e o distrito de São Francisco Xavier, na Serra da Mantiqueira. Um dos objetivos é divulgar o turismo de natureza, especialmente as áreas de proteção ambiental.

A concentração está marcada para 7h, na Avenida Cinco, em frente ao Parque Ribeirão Vermelho, e a saída deverá ocorrer às 8h. A participação é gratuita e aberta a qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição. Basta chegar ao local com bike própria e capacete. Ciclistas com menos de 18 anos devem ser acompanhados pelos pais.

O percurso seguirá pelas avenidas Possidônio de Freitas e Cinco, continuará na Estrada do Jaguari, Rua Juca Carvalho (Bonsucesso), Estrada do Santo Ivo e Rua do Bengalar e terá chegada à Praça Antonio Manzi, no centro do São Francisco Xavier. O mapa do trajeto pode ser acessado aqui. No retorno para São José, cada participante terá de providenciar o próprio meio de transporte.

Alertas e apoio

Para melhor orientação dos ciclistas, o percurso, que tem entre 2h30 e 3h, será sinalizado com placas. É recomendado levar água e alimentos leves para consumo durante o passeio, além de fazer uma revisão na bicicleta antes do passeio.

Carros de apoio deverão ir junto ao pelotão. É preciso ter atenção nas descidas, principalmente no trecho antes da Cachoeira do Roncador e logo após a Subida da Casinha, nas proximidades do distrito.

A organização do evento fornecerá serviço de apoio, com ambulância e caminhão para o caso de problemas com as bicicletas. É preciso também levar câmara de ar reserva, para o caso de furar pneu.

Por fim, é de responsabilidade dos participantes guardar o lixo gerado com copos, garrafas d’água e alimentos, mantendo a trilha limpa. Mais informações sobre o Trip Bike 2018 pelo telefone 3932-8600.