Prefeitura inicia 1ª fase da campanha de busca ativa da tuberculose
Atualizado em 28/02/2018 - 17:21
Ubs Resolve do Putim - Recepção
A campanha também atingirá pacientes em salas de espera de UBS´s, que receberão material informativo com esclarecimentos sobre a doença - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura realiza durante todo o mês de março a primeira fase da campanha de intensificação da busca ativa de casos de tuberculose em São José dos Campos, em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março).

Durante a ação, todas as unidades básicas, equipes da Estratégia de Saúde da Família, os serviços privados e outros parceiros, como as unidades da Casa do Idoso, receberão material informativo com o objetivo de promover ações educativas em grupos e em salas de espera, com esclarecimentos ao público sobre a doença e a possibilidade de detecção de sintomáticos respiratórios, ou seja, pessoas com tosse há três semanas ou mais

Essas pessoas vão ser orientadas à coleta imediata do exame de escarro, pois é importante realizar o diagnóstico de forma precoce não só pela pronta recuperação do paciente, mas para que também se interrompa a disseminação do bacilo para outras pessoas, pois a tuberculose é uma doença de transmissão respiratória.

A campanha também promove até o dia 14 de março a primeira fase da intensificação de busca ativa de casos de tuberculose no sistema prisional. Serão coletados exames de escarro em prisioneiros que apresentam tosse há duas semanas ou mais.

Reconhecimento

São José dos Campos recebeu, em 2017, o Prêmio de Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose, em evento realizado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que reconhece as cidades que tiveram destaque no controle desta doença, com taxa de cura dos pacientes superior a 85%.

O prêmio foi entregue pela Divisão de Tuberculose do Estado de São Paulo durante o Fórum Estadual de Tuberculose, pelo reconhecimento do trabalho desempenhado pela Secretaria de Saúde da cidade na cura da doença.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×