São José registra saldo positivo na geração de emprego pelo 5º mês consecutivo
Atualizado em 21/12/2018 - 19:05
Calçadão 7 Setembro 11 12 2018
Com o impulso das vendas de fim de ano, o setor do comércio foi o que obteve melhor saldo de empregos em novembro - Foto: PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

São José dos Campos teve novo saldo positivo de empregos em novembro, de acordo com dados oficiais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. Este foi o quinto mês consecutivo de saldo positivo na geração de empregos na cidade.

Em novembro, o saldo de emprego foi de 480 vagas. De janeiro a novembro deste ano, foram geradas na cidade 1.555 novas vagas de empregos. Desde 2011, esse foi o melhor resultado, conforme o Caged. O setor do comércio foi o que obteve melhor saldo de empregos em novembro, com 669 vagas.

O saldo mensal de emprego por município apurado pelo Caged é o resultado da diferença de admissões e demissões, de pessoas com carteira assinada.

Para os técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, os resultados refletem a retomada da economia, além de uma série de ações que a Prefeitura tem implementado para melhoria da empregabilidade, como o programa Pró-Trabalho.

Por outro lado, a Prefeitura tem também investido em cursos de capacitação profissional para o mercado de trabalho por meio do programa Qualifica São José. Nesse ano, o programa totalizou 12.550 alunos que fizeram os diversos cerca de 250 cursos oferecidos, gratuitamente.

Para analisar e atender a dinâmica das necessidades do mercado de trabalho, também funciona no PAT o Observatório do Mercado do Trabalho e Formação Profissional.

Mais vagas

De janeiro a novembro deste ano, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) totalizou cerca de 4.500 vagas de emprego ofertadas aos candidatos. neste mês de dezembro estão sendo ofertadas no PAT uma média de 70 a 100 vagas de emprego por dia, para várias funções.

No setor de call center, por exemplo, a empresa Atento está com 150 vagas abertas para o cargo de operador de atendimento.

Já, a startup Quero Educação também está com oportunidades. São 147 vagas para as áreas de marketing, comunicação, comercial, atendimento, tecnologia e serviços gerais.

PAT - Praça Afonso Pena, 175, centro

Atento- enviar e-mail com currículo completo para recrutamento@atento.com.br

Quero Educação - https://quero.education