Jardim Telespark é a 20ª a integrar o programa UBS Resolve
Atualizado em 20/12/2018 - 16:05
Ubs Resolve no bairro Jardim Telespark - Preparativos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 18-12-2018
A unidade tem 15 mil pacientes cadastrados e é referência para os bairros Jaguari, Jaguariúna, Vila Dirce, Vila Sinhá, Jardim Guimarães, Represa, Vila Unidos e Jardim Telespark - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Unidade Básica de Saúde do Jardim Telespark, na região norte de São José dos Campos, será a 20a. a receber o programa UBS Resolve neste ano de 2018. Nesta quinta-feira (20), começa o atendimento no local dentro deste conceito de atenção básica implantado pela Prefeitura.

Além da realização de coleta de sangue dos pacientes no local, as unidades que recebem o programa adotam novos protocolos clínicos e passam por pequenas reformas, como a aproximação da sala da gerência mais próxima da recepção e pintura do prédio.

A unidade tem 15 mil pacientes cadastrados e é referência para os bairros Jaguari, Jaguariúna, Vila Dirce, Vila Sinhá, Jardim Guimarães, Represa, Vila Unidos e Jardim Telespark.

O quadro de servidores é composto por 3 clínicos gerais, 3 pediatras, 1 ginecologista, 2 dentistas, 1 nutricionista, além de profissionais administrativos.

Com a implantação do programa nesta unidade, a estimativa é realizar mais de 3.300 procedimentos laboratoriais por mês.

Desde a implantação no programa, em janeiro de 2017, foram realizados 97.863 atendimentos nas 19 unidades de UBS Resolve, com 852.577 procedimentos realizados.

Mais agilidade

O conceito do programa UBS Resolve veio com o objetivo de tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva. A coleta de exames é feita todos os dias nas unidades básicas, evitando o deslocamento do paciente ao laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura.

Os exames com solicitação de urgência são colhidos imediatamente na própria UBS. Já os exames de rotina são agendados e realizados próximos ao retorno da consulta, para garantir a sua eficácia.

Na atenção básica, além da coleta, as rotinas das UBS's também passaram a incorporar novos procedimentos, como sistema de acolhimento por parte da enfermagem, adoção de novos protocolos de assistência médica, gerência da UBS junto à recepção e agendas abertas todos os dias.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

• Eugênio de Melo (leste)
  • Jardim São José 2 (leste)
  • Residencial União (sul)