Alunos do 5º ano da rede municipal lançam livro de mistério
Atualizado em 10/12/2018 - 15:28
Contos de Mistérios Emef Profª Maria Ofélia
A elaboração da obra ultrapassou os muros da escola e pais e familiares também se envolveram com a proposta em casa - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Projeto de leitura dos alunos do 5º ano da Emef Profª Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, localizada no Jardim Por do Sol, região oeste de São José dos Campos, resultou na criação do livro “Contos de Mistérios”. Elaborada ao longo deste ano letivo, a obra conta com nove histórias que envolvem segredos, mistérios e suspense.

Segundo a educadora Luciana Penna, a atividade despertou nos alunos ainda mais interesse pela leitura. “Trabalhamos o gênero 'conto de mistério' no segundo e terceiro bimestres, foi uma atividade muito detalhada. Por meio das aulas, os alunos se tornaram autores e isso os incentivou a ampliar a leitura”, afirmou a professora.

A elaboração da obra ultrapassou os muros da escola. Pais e familiares também se envolveram com a proposta em casa. Os estudantes compartilhavam os contos e a leituras para escrita do livro.

“Esse projeto contribuiu no interesse da minha filha pela leitura. Com os contos de mistérios, ela pegou o gosto pelos livros, esse gênero aguça a imaginação das crianças”, afirmou Paula Costa Angelo, mãe da aluna Isabelly Santos da Costa.

“A lenda da Maria Ofélia”, “O sumiço dos livros”, “O vulto preto”, “O sumiço do relógio”, “O mistério da sala 9”, “A sala paranormal”, “O roubo dos diamantes”, “Momo a história real” e “Alma penada”, são alguns dos contos que compõe a obra escrita por um grupo de 31 alunos.

O lançamento do livro contou ainda com uma tarde de autógrafo para os familiares, colegas e educadores da escola.