Fundação Cultural fortalece atuação teatral com ‘8ª Noites em Processo’
Atualizado em 05/12/2018 - 15:42
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Projeto acontece a partir desta sexta-feira (7) e se estende até o dia 16 de dezembro no CET - Arte: FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Pelo oitavo ano seguido, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza o projeto ‘Noites em Processo’, que visa fortalecer a atuação teatral em São José dos Campos, oferecendo a grupos e artistas a oportunidade de mostrarem um pouco dos seus espetáculos em formação. O projeto é desenvolvido pela instituição desde 2011.

Nesta oitava edição, o evento acontece no Centro de Estudos Teatrais (região norte), de 7 a 16 de dezembro, com a apresentações de peças (com rodas de conversas mediadas pelos atores), workshops (inscrições pelo site da Fundação Cultural), palestras e debates. As atividades são gratuitas e têm classificações específicas.

Para o ator Jean Fábio, que já se apresentou em edições passadas do projeto, a atividade é uma verdadeira troca de processos criativos. “Os grupos e artistas geralmente trocam experiências apenas por meio de conversas informais. O ‘Noites em Processo’ preenche essa lacuna e formaliza isso, por meio de ferramentas palpáveis”, disse. “Com certeza é um dos eventos mais interessantes da Fundação Cultural”, enfatizou Jean Fábio.

A artista Jéssica Lane, do grupo Cia Las Cênicas, participará do projeto pela terceira vez. Para ela, o ‘Noites em Processo’ motiva os artistas e grupos iniciantes a continuarem com o seu trabalho. “Discutir e debater as apresentações com ideias construtivas é muito enriquecedor para o artista. Esse projeto estimula o ‘embrião’ da obra a crescer e criar vida”, afirmou.

 

Programação

 

Dia 7 (sexta), 20h: ‘Revolução na América do Sul’, com o convidado NAC SESI São José dos Campos (14 anos)

 

Dia 8 (sábado), 10h às 17h: ‘Ateliê de Dramaturgia Solo’, com Adélia Nicolete (livre)

Inscrições pelo site (20 vagas); 18h: Palestra – ‘A Pedagogia do Teatro’, com Simone Carleto e mediação de Fernando Rodrigues (livre); 21h: ‘Lobo Rock’n’rolo / Os Três Porquinhos Numa Aventura Musical’, com Cia TiTerritório (livre); 23h: ‘Salomé: After Party’, com Guilherme Venâncio (16 anos)

 

Dia 9 (domingo), 10h às 17h: ‘Ateliê de Dramaturgia Solo’, com Adélia Nicolete (livre). Inscrições pelo site (20 vagas); 18h: ‘Qualquer Semelhança não é Mera Coincidência’, com Tropa do Vale (livre); 20h: ‘Gengibruto’, com Cia Emulsão (16 anos)

 

Dia 10 (segunda), 18h50: Participação de turmas do Programa Arte nos Bairros, das casas de cultura Flávio Craveiro, Clemente Gomes e Eugênia da Silva. Na sequência, exibição dos filmes A Mulher é Arte, Pluft, Chapeuzinho Vermelho? e A Bruxinha Boa, sob orientação dos professores Julio Suñe e Ana Cristina Pilchowski

 

Dia 11 (terça), 19h: ‘Dois Brincantes e o Príncipe Feliz, com Milongas Sentimentais (livre); 21h: ‘Velhus Causus’, com Cia Cultural Velhus Novatus (livre)

 

Dia 12 (quarta); 19h: ‘Tem Pipoca na Lona’, com Cia Las Cênicas (livre); 21h: ‘Clownterapia: Solos Cômicos Sobre a Solidão’, com Grupo Teatro do Imprevisto (livre)

 

Dia 13 (quinta), 19h: ‘Fóssil’, com Vilas Além (14 anos); 21h: ‘Como um Farrapo de Delírio’, com Sérgio Ponti (14 anos)

 

Dia 14 (sexta), 19h: Participação de turmas do Programa Arte nos Bairros, das casas de cultura Flávio Craveiro, Clemente Gomes, Lili Figureira e Chico Triste. Na sequência, apresentação dos trabalhos A Encenação Teatral Como Exercício do Olhar (teatro), A Mulher é Arte (vídeo), Nem Tudo Está Azul No País Azul (musical infantil) e Contadores de Causos (teatro), sob orientação dos professores Fernando Rodrigues, Julio Suñe, Ana Cristina Pilchowski e Moacyr Baumgratz; 22h: Grupos Convidados – ‘A Morte de Nanã (Seca da Alma)’, com Cia Mundo Teatral e Escola de Teatro Metamorphose (livre) e ‘Cidade dos Mortos’, com Escola de Teatro Meramorphose (12 anos)

 

Dia 15 (sábado), 10h às 17h: ‘Ateliê de Dramaturgia Solo’, com Adélia Nicolete (livre). Inscrições via site (20 vagas); 18h: Roda de Conversa – ‘O Lugar da Mulher na Cena: Performatividade e Processos Criativos’, com Coletivo Artístico Alcateia e mediação de Fabiana Monsalú (livre); 21h: ‘Mães Em Cena: Vida Após O Parto’, com A Blau Quer Falar (livre); 23h: ‘Ânima Coletiva: Anciã Jovem, Obscenidades, O Reatro’, com Coletivo Artístico Alcateia (16 anos)

 

Dia 16 (domingo), 10h às 17h: ‘Ateliê de Dramaturgia Solo’, com Adélia Nicolete (livre). Inscrições via site (20 vagas), 19h: Leitura Dramática: ‘Peixes’, de Ana Régis, com participantes do Ateliê, sob orientação de Adélia Nicolete (livre)

 

Centro de Estudos Teatrais (CET)     

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana                     

(12) 3924-7300 / 7341


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×