Alunos do 6º ano do ensino fundamental recebem o Programa Decolar
Atualizado em 20/08/2018 - 18:28
Programa Decolar - Desenvolvimento do Potencial e Talento é apresentado para pais de 86 alunos do 6º ano do ensino fundamental, identificados para serem atendidos em 2018.
Programa Decolar é apresentado para pais de alunos do 6º ano do ensino fundamental, identificados para serem atendidos em 2018 - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, apresentou o Programa Decolar (Desenvolvimento do Potencial e Talento) para pais de 86 alunos do 6º ano do ensino fundamental, identificados para serem atendidos em 2018. Durante os encontros, divididos em três dias, os responsáveis conheceram os objetivos e cronograma da proposta.

O Programa Decolar São José dos Campos tem como objetivo identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial de alunos considerados dotados e talentosos da rede de ensino municipal.

Este trabalho faz parte do atendimento educacional especializado, que realiza intervenções educativas para estudantes que necessitam de suporte pedagógico diferenciado. A educação especial atende tanto os alunos com deficiências como os com altas habilidades e super dotação, e está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Além de ser formado por uma equipe especializada, o trabalho no Decolar conta ainda, com o auxílio de um grupo de instrutores voluntários da comunidade local, formado por autoridades, estudiosos e profissionais admiráveis das mais diversas ocupações e áreas do saber, ou campos de atividades, para atuar junto aos alunos.

As atividades que provêm de um plano individual de enriquecimento para cada criança identificada, de acordo com seu talento, respondendo às suas necessidades e interesses, integrado ao trabalho da escola regular, terão início ainda neste semestre.

Para a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, de acordo com o referencial teórico, o Programa de Desenvolvimento do Potencial e Talento promove, ao mesmo tempo, um investimento social e uma responsabilidade coletiva, cuja missão principal é evitar o desperdício e o desvio dos talentos, contribuindo assim, com a transformação positiva da sociedade em que vivemos.

Metodologia

O programa baseia-se na Metodologia CEDET (Caminhos para Desenvolver o Potencial e Talento), desenvolvida pela PhD Zenita Guenther, cujo trabalho é realizado há mais de 20 anos pelo Centro de Desenvolvimento do Potencial e Talento de Lavras (MG). A educadora pesquisa o assunto há mais de 40 anos e tem trabalhos e pesquisas reconhecidos nacional e internacionalmente.

Durante a realização do programa, professores facilitadores acompanham e contribuem no diagnóstico e na orientação dos alunos. A ação conta ainda com equipe pedagógica e parceria com as famílias das crianças e adolescentes.