Prefeitura finaliza preparativos para a 40ª Festa do Trabalhador
Atualizado em 24/04/2018 - 12:11
Macarrão 24/04/2018
A tradicional macarronada é preparada por uma equipe de mais de 50 pessoas da Merenda Escolar da Secretaria de Educação e da Fundhas, além de três nutricionistas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Governança

Depois do sucesso da 17ª Festa do Mineiro, que atraiu milhares de pessoas neste último final de semana no Parque da Cidade, na região norte, a Prefeitura de São José finaliza nesta semana os preparativos para a tradicional Festa do Trabalhador, no bairro Novo Horizonte, na região leste, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 1º de maio.

Comemorando a 40ª edição, a festa como de costume contará com a distribuição de quase duas toneladas de macarronada a partir das 12 horas. Além disso, a programação também conta com missa, atrações recreativas como rua de lazer, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, além de ações educativas sobre segurança no trânsito. O evento é gratuito.

A macarronada

Para o preparo da macarronada já estão separados 1.000 quilos de espaguete, 600 quilos de carne moída, 50 quilos de tempero pronto sem pimenta, 20 quilos de sal, 500 quilos de extrato de tomate, 20 quilos de açúcar, 2 quilos de orégano, 1 quilo de louro, 1 quilo de colorífico, 100 litros de óleo, além de mais de 900 garrafas de refrigerante de dois litros.

Os cuidados com o preparo começam quando uma equipe de mais de 50 pessoas da Merenda Escolar da Secretaria de Educação e da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), além de três nutricionistas, entram na cozinha com toucas e aventais para garantir a higiene.

O início ao processo de cozimento da massa começa na véspera, na segunda (30), a partir das 16 horas. Já a preparação do molho é feita no dia 1º (terça) para assegurar a qualidade do alimento servido. Em escala revezamento entre as cozinheiras, o trabalho só termina no dia 1º de maio com a distribuição do prato pronto ao público. Também serão distribuídos refrigerantes.

Cerca de 200 profissionais da Prefeitura e outras instituições públicas estão envolvidos na realização da tradicional festa que atrai milhares de pessoas todos os anos.

Programação 1º de Maio (terça-feira)

Missa em comemoração a 40ª Festa do Trabalhador, presidida pelo padre Lucas Rosa da Silva

Local: Paróquia Coração Eucarístico de Jesus

Praça 1º de Maio - Parque Novo Horizonte