São José terá as 40 UBS´s abertas no sábado e domingo para vacinação
Atualizado em 29/01/2018 - 13:50
Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela em São José dos Campos. 25-01-2018
São José recebeu 509 mil doses da vacina, o suficiente para imunizar os moradores da cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Foram imunizadas 32.982 pessoas nesta quinta-feira (25) em São José dos Campos, no primeiro da campanha de vacinação fracionada contra a febre amarela. O movimento nos postos de vacinação foi grande desde as primeiras horas da manhã, porém, tudo transcorreu num ambiente de tranquilidade, com filas controladas e sem registro de incidentes.

São José recebeu 509 mil doses da vacina, o suficiente para imunizar os moradores da cidade.

No balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, 31.028 são maiores de 2 anos e receberam a dose fracionada. Receberam a dose padrão 1.113 crianças de 9 meses a menores de 2 anos, viajantes internacionais e pessoas que apresentam condições especiais de saúde.

A vacinação prossegue nesta sexta-feira, a partir das 6h, nas 40 unidades básicas de saúde, prosseguindo até as 17h.

Todas as UBS também estarão abertas nesse sábado (27) e domingo (28) para que todos possam ir com tranquilidade tomar a vacina. O atendimento será das 8h às 17h.
A campanha nacional se estenderá até o dia 17 de fevereiro, inclusive aos sábados.

A Prefeitura preparou uma força-tarefa para a campanha, mobilizando cerca de 1.000 servidores públicos e voluntários. Eles foram treinados a prestar todas as informações para a população, sobretudo sobre quem pode ou não receber a vacina. Em todas as UBS’s esse contingente de apoiadores ajudou no trabalho de organização de filas, cadastro das pessoas que chegavam para receber a vacina.

Patrícia Onishi, de 21 anos, saiu cedo de casa para ir à UBS do Jardim Satélite, na zona sul. “Moro em São José há um ano e a própria empresa em que trabalho me recomendou a procurar uma unidade de saúde”, disse a moradora, que não demorou mais de 20 minutos para receber a vacina.

Essa é a maior campanha de vacinação já realizada na cidade.

Artistas

Para entreter o público durante a campanha, a Fundação Cultural enviou artistas de uma trupe de circo da cidade, entre eles mágicos, malabaristas, palhaços e perna de pau. As unidades que receberam os artistas foram a do Jardim Satélite, Campo dos Alemães, Eugênio de Melo, Jardim das Indústrias, Jardim Paulista, Novo Horizonte, Putim e Vila Industrial.

Quem pode receber a vacina

Nem todas as pessoas poderão receber a vacina, como crianças menores de 9 meses; gestantes; mulheres amamentando crianças com até 6 meses; pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus e artrite reumatoide, por exemplo); pessoas que apresentam condições clínicas especiais e que não foram avaliadas pelo médico; pessoas com história de reação alérgica grave a ovo e transplantados. Em caso de dúvida, é importante consultar um médico.

Será necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação e cartão SUS (se tiver).

Dias e horários de funcionamento das UBS’s durante a campanha:

26/01 – sexta – das 6h às 17h
• 27 e 28/01 – Sábado e Domingo – das 8h às 17h
• De 29/01 a 02/02 – Segunda a sexta – 7h às 17h
• 03/02 – Sábado – 8h às 17h
• De 05/02 a 09/02 – Segunda a sexta – 7h às 17h
• 15/02 e 16/02 – Quinta e sexta – 7h às 17h
• 17/02 – Sábado – 8h às 17h


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×