Museu do Folclore recebe a visita de alunos de São José e Jacareí
Atualizado em 28/02/2018 - 15:51
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Alunos visitam a exposição permanente do Museu do Folclore, no Parque da Cidade - Foto: Paulo Amaral/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos recebe nos dias 7 e 13 de março dois grupos de estudantes, de 8 a 11 anos, que visitarão pela primeira vez a exposição ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’. Eles são alunos da Emef Profa. Célia Guedes, de Jacareí, e do Centro Educacional Objetivo Aquarius, de São José. Os dois grupos, com cerca de 80 alunos, são os primeiros a agendar visitas ao Museu do Folclore no mês de março. 

"Os alunos sempre fazem visitas externas como esta e tenho certeza que vão gostar, pois são muito interessados”, disse a diretora Érica Gare, da Emef Profa. Célia Guedes. O grupo, de 33 alunos, é do 5º ano do ensino fundamental e depois da visita farão um trabalho sobre o que viram. “Eu já conheço o museu e gosto muito da forma como os alunos são recebidos e a programação é bem elaborada”, afirmou a diretora. 

O Centro Educacional Objetivo Aquarius visitará o museu com um grupo de 46 alunos, do 6º ano do ensino fundamental, e mais dois professores. “Eu conheci o Museu do Folclore no ano passado e este ano vamos levar alunos e professores que ainda não o visitaram. Sempre realizamos visitas desta natureza dentro e fora do município, como forma de valorizar o meio ambiente, a história e a cultura”, disse o coordenador Gilberto Emiliano Leite. 

Patrimônio da comunidade 

“O Museu do Folclore é um espaço de representação da cultura popular do Vale do Paraíba, mostrando a cultura como um patrimônio da comunidade”, explicou Ana Silvia Bloise, museóloga da instituição, que é ligada à Fundação Cultural Cassiano Ricardo e tem sua gestão compartilhada com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização social sem fins lucrativos. 

Para Ana Silvia, visitar o Museu do Folclore é uma experiência muito rica, onde as pessoas se identificam, se recordam, se reconhecem e, ao mesmo tempo, conhecem coisas novas, tanto por meio da exposição como pelas outras atividades oferecidas. 

A profissional enfatiza que museus são espaços gratuitos que oferecem oportunidades de lazer, convívio e uma forma de educação não formal. “Os museus são espaços únicos na sociedade e com características claras que não existem em outros locais”, destacou Ana Silvia. 

Agendamentos

Os agendamentos para visitas em grupo ao Museu do Folclore continuam sendo feitas pelos telefones 3924-7318 ou 3924-7354. As visitas podem ser feitas de terça a sexta e feriados, das 9h às 17h. Aos sábados e domingos o museu funciona das 14h às 17h, apenas para visitas espontâneas, que não necessitam de agendamento prévio. 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7318 ou www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×