ATI em Ação avalia mais de 70 pessoas no Campo dos Alemães
Atualizado em 06/04/2018 - 16:31
CMAF no bairro Campo dos Alemães
Iraci dos Santos foi uma das 55 mulheres que passaram pelos testes de flexibilidade e aferição de peso, altura e circunferência abdominal - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A primeira visita dos profissionais do ATI em Ação, realizada na manhã desta sexta-feira (6), beneficiou 72 pessoas com avaliações físicas gratuitas no Centro Poliesportivo Campo dos Alemães, na região sul.

Os avaliadores do CMAF (Centro de Medidas e Avaliação Física) e do programa Cidade em Movimento atenderam 55 mulheres e 17 homens entre as 8h e 10h. A faixa etária dos atendidos variou de 8 a 92 anos.

Eles passaram por testes básicos como aferição de peso, altura e circunferência abdominal e testes de flexibilidade. Em seguida, receberam os resultados em mãos e orientações dos profissionais de educação física.

Dona Cacilda Siqueira, 55 anos, moradora do bairro, participa das atividades da academia da Área Verde I, no Bosque dos Eucaliptos, também na zona sul, e foi orientada pelo professor do local a buscar as avaliações. Ela aprovou o atendimento e guardou as orientações que recebeu.

“Achei muito bom. Nunca tinha feito e por isso estava meio perdida, mas pretendo voltar. Tenho que melhorar a alimentação”, disse Cacilda.

Quem também recebeu o alerta quanto ao peso foi a aposentada Iraci dos Santos, 57 anos. Ela caminhou por quase uma hora do Jardim Oriente ao Campo dos Alemães para cumprir a meta de atividades físicas do dia e saber da condição física.

“Gostei bastante (da avaliação). Sabia que meu peso tinha que ser 65 quilos. Aí fiz uma cirurgia na vesícula e fiquei com 67 quilos. Depois disso veio a menopausa e saltou pra 73. Agora tenho que emagrecer”, afirmou.

A moradora da região sul contou ainda que recebe e segue as orientações dadas pelos profissionais do Cidade em Movimento na Área Verde I, mas revelou que peca na hora de se hidratar. “Só sou ruim para tomar água”, confessou Iraci dos Santos.

Os homens, que são conhecidos por cuidarem menos da saúde, ‘caíram cedo da cama’ e marcaram presença no Poliesportivo do Campo dos Alemães. Um exemplo foi o de José Francisco da Silva, morador do Conjunto Residencial Dom Pedro I.

O porteiro de 65 anos nunca fez uma avaliação física, mas o cartão de visitas agradou. “A minha (avaliação) aqui foi bem boa. Tem alguma coisinha pra melhorar, mas é pouco”, disse José Francisco, que utiliza a academia e a pista de caminhada da unidade esportiva do Campo dos Alemães diariamente.

Orientações
Para participar das avaliações gratuitas promovidas pelo ATI em Ação, basta o cidadão conversar com um dos profissionais no local e aguardar na fila, que é direcionada por ordem de chegada.

Cada sessão de avaliação física na academia ao ar livre dura cerca de 5 minutos e tem entrega imediata da ficha com os resultados.

Para os testes, os homens devem estar vestidos com camiseta, calção e tênis. Já para as mulheres, é recomendado estar de camiseta, short de malha ou lycra e tênis.

Quem vive na zona sul e não pôde participar das avaliações no Campo dos Alemães desta sexta-feira poderá comparecer a próxima visita na região, que acontecerá no dia 13 de abril, no Centro Poliesportivo João do Pulo, no Jardim Satélite. O atendimento começará às 8h.

Polos do Cmaf
Além das academias ao ar livre atendidas, os munícipes podem buscar qualquer um dos polos do Cmaf e marcar uma avaliação física completa, com teste cardiorrespiratório, análise postural, teste de resistência abdominal e de membros superiores.

Os interessados podem agendar o horário pelo e-mail cmaf@sjc.sp.gov.br, por telefone ou no próprio local. O atendimento é de segunda a sexta-feira e o horário varia de acordo com cada unidade.

ATI em Ação
13/4 – Centro Poliesportivo João do Pulo
20/4 – Parque Santos Dumont
27/4 – Praça Hélio Augusto de Souza (Jardim das Indústrias)
4/5 – Centro Comunitário Alto da Ponte
11/5 – Parque da Cidade
18/5 – Centro Poliesportivo Vila Tesouro
25/5 – Centro Esportivo Galo Branco


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×