Hortas Urbanas

Hortas Urbanas

Cultivo de hortas em pequenos espaços

O Hortas Urbanas existe desde 2009 e é um projeto perene coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

O programa parte do princípio de que as hortas domésticas podem ser adaptadas para casas e apartamentos. Em quintais amplos ou em floreiras e vasos podem ser cultivadas hortaliças, ervas e temperos para o dia-a-dia. Além de útil e saudável, é uma atividade prazerosa junto à natureza.

A horta é uma grande ferramenta para trabalhar a segurança alimentar, a educação ambiental, a mobilização social e os aspectos de vizinhança. Além disso, mais do que útil e saudável, é uma atividade prazerosa junto à natureza e que busca também resgatar o social e proporcionar o bem-estar físico e mental a partir do resgate do contato com a terra.

Programa Compostar e Plantar

Considerando que parte do lixo gerado no município é composto de material orgânico, resíduo proveniente da nossa alimentação, o Programa Compostar e Plantar tem o objetivo de incentivar e apoiar por meio de capacitação técnica, a compostagem de resíduos orgânicos in loco em condomínios, empresas, locais de comercialização de verduras e hortaliças (sacolões e mercados), prédios públicos, dentre outros.

A compostagem é um processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal, que possibilita dar um destino ambientalmente correto para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros sanitários e melhorando a estrutura dos solos.

O produto da compostagem, o adubo orgânico, é utilizado pela administração pública na conservação de praças, parques e áreas verdes, gerando economia de recursos na compra de matéria prima vegetal.
Do mesmo modo, a população também é incentivada a utilizar o adubo orgânico no cultivo de hortas domésticas e jardins, auxiliando à uma alimentação mais saudável, livre de agrotóxicos.

Confira a apresentação sobre os programas Hortas Urbanas, Compostar e Plantar, entre outras iniciativas relacionadas à Agricultura Urbana e as parcerias realizadas com escolas, UBS e a comunidade.


Materiais Didáticos

Cartilha

Folder sobre Hortas Urbanas

Folder sobre Compostagem

 

Mais informações

Telefones (12) 3913-4411 e 3922-3352

Endereço: Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade Roberto Burle Marx - Casa do Café

×