Abertura, Alteração e Baixa de Empresas

Solicitações de abertura, alteração de dados ou encerramento dos empreendimentos podem ser iniciados e concluídos exclusivamente pela internet
Em função do baixo risco de suas atividades, para cerca de 95% das empresas as solicitações de abertura, alteração de dados ou encerramento dos empreendimentos podem ser iniciados e concluídos exclusivamente pela internet, no site do VRE REDESIM.

O sistema adotado pela Prefeitura visa facilitar e agilizar o acesso de empreendedores aos processo e também ao alvará de funcionamento.

Com o VRE REDESIM o empreendedor pode realizar os processos de casa ou de seu escritório, sem necessidade de comparecer a Prefeitura, e ainda acompanhar as etapas do processo online.

No entanto, para as demais atividades classificadas como de alto risco (cerca de 5% dos casos), os empresários ainda devem procurar a Sala do Empreendedor para darem início aos seus negócios.

Consulta via internet

O primeiro passo para abrir uma empresa é realizar a consulta prévia de viabilidade. A consulta serve para verificar se as atividades que a empresa vai desenvolver podem, efetivamente, ser realizadas no local pretendido. Evite prejuízos: antes de adquirir ou alugar um ponto comercial e de formalizar a pessoa jurídica no órgão de registro, faça a consulta prévia e confirme se o uso é permitido para o endereço da futura empresa.

O VRE REDESIM permite a consulta via internet da viabilidade locacional  da atividade no endereço pretendido. Para a pesquisa de viabilidade é preciso um cadastro simples, somente com informações de dados e contato. No caso de prosseguimento para a abertura da empresa, então serão pedidas outras informações para o cadastro completo e acesso pleno ao sistema com CNPJ e contrato social.

O VRE REDESIM é também responsável pela emissão do CLI Certificado de Licenciamento Integrado (Alvará de Funcionamento) através do convênio como Governo de São Paulo.

A inscrição municipal é concedida de forma automática assim que for solicitado o CLI.

Certificado de Licenciamento Integrado

O Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) é um processo único de obtenção de alvará de funcionamento criado pelo governo do Estado para facilitar o início das atividades de negócios aos empresários.

Através do VRE REDESIM é possível ao empresário ou prestador de serviços obter o alvará por meio de um único documento: o Certificado de Licenciamento Integrado.

O processo pode ser realizado pela internet no site VRE REDESIM. Para isso é necessário que o pedido seja realizado pelo contador da empresa ou pelo próprio empreendedor. Para obtenção do certificado é preciso que a empresa ou o contador tenham um certificado digital.

Pelo sistema é possível, através da resposta a algumas questões, calcular o percentual de risco da atividade e a viabilidade da localização do negócio.

Para cerca de 95% das empresas, em função do baixo risco de suas atividades, as solicitações podem ser iniciadas e concluídas exclusivamente pela internet.

Passo a passo para abrir um negócio
1º - Viabilidade: com senha e cadastro consultar a partir do item "viabilidade" se a atividade empresarial pode ser desenvolvida no local desejado. Somente após consulta da viabilidade do negócio e em caso positivo é possível prosseguir para o acesso a inscrição e alvará de funcionamento.
2º - Com a viabilidade aprovada ainda no site do VRE REDESIM deverá avançar para o DBE (documento básico de entrada), registro, inscrição municipal e por fim o CLI (Certificado de Licenciamento Integrado).

Atenção

No caso de alteração de dados cadastrais da empresa ou de encerramento do negócio todas as modificações devem ser realizadas somente pela internet através do VRE REDESIM.

Dúvidas sobre o cadastro ou encerramento de empresas (realizado pelo Departamento da Receita) podem ser esclarecidas através do telefone 156.