Hepatite

Hepatite

Saiba os sintomas, como e onde acontece o tratamento

Hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter como causa a ingestão de álcool, medicamentos e micro-organismos, como os vírus.

As hepatites causadas por vírus são as mais frequentes e cada uma recebe o nome do vírus que lhe deu origem. No nosso meio, as hepatites mais importantes são causadas pelo vírus A, B e C.

Sintomas

Os sinais e sintomas mais comuns são a cor amarelada da pele e dos olhos, náusea, vômito, dor na barriga, urina escura e fezes esbranquiçadas.

  • Porém, na grande maioria estes sintomas não aparecem, fazendo com que muitas vezes a infecção passe despercebida.

Atenção

A hepatite B e C na maioria das vezes podem levar anos para revelar o sintoma. A doença escondida causa sérios problemas no fígado. Neste caso, a pessoa pode infectar outra sem saber. A orientação é de ir ao médico regularmente.

Tratamento

Em São José dos Campos existe o ambulatório de hepatites crônicas  do munícipio desde 1999, contando com atendimento ambulatorial.

No ambulatório, os pacientes são investigados e conduzidos para realização de exames específicos, tais como exames laboratoriais, biopsia hepática e exames de imagens. Existe também a central de medicamentos de alto custo, onde os pacientes recebem os medicamentos e são acompanhados adequadamente, segundo o Protocolo do Ministério da Saúde. Os pacientes portadores de cirrose hepática são encaminhados para a equipe de transplante hepático. Anualmente, são atendidos cerca de 4 mil pacientes.

×