Nutrição

Nutrição

Promoção da Alimentação Saudável e Prevenção de Doenças Crônicas

 Programa de Nutrição

O Programa de Nutrição, criado em 2006, tem como objetivo principal a promoção da alimentação saudável e prevenção de doenças crônicas, por meio de ações educativas e de assistência.

Dentre as ações de assistência, encontram-se as consultas com nutricionista, que ocorrem em 19 UBS, de acordo com encaminhamento clínico, realização de grupos de nutrição nestas UBS e visitas domiciliares para pacientes acamados.

Os Grupos de nutrição são de livre acesso, não necessitam de encaminhamento e, são realizados semanalmente nas UBS que têm nutricionista: Alto da Ponte, Bosque dos Eucaliptos, Campo dos Alemães, Centro I, Centro II, Dom Pedro, Eugênio de Melo, Jardim Oriente, Jardim Satélite, Jardim Paulista, Jardim das Indústrias, Jardim Santa Inês, Jardim Telespark, Parque Industrial, Paraíso do Sol, Residencial União, Vila Tesouro, Vila Nair e Vista Verde.

 

Objetivo

É um programa educativo, com objetivo de prevenir doenças crônicas de origem na nutrição (obesidade, hipertensão, dislipidemias, diabetes tipo 2 e carências nutricionais, assim como auxiliar no tratamento dos indivíduos que já apresentam estas complicações.

Onde encontrar

Na Unidade Básica de Saúde de abrangência.

Como utilizar

O programa ocorre por meio dos grupos de educação em saúde desenvolvidos pelas unidades, como os de caminhada, hipertensão e diabetes, puericultura.

Cartilhas

Muito se comenta sobre colesterol. Colesterol ruim, colesterol bom, dizem que ele traz problemas para o coração, que não se deve comer isso ou aquilo, mas você sabe de verdade o que é o colesterol e qual a influência dele na sua saúde? Leia a cartilha do colesterol e saiba como se prevenir.

Leia a cartilha do câncer e conheça os dez passos para previnir esta doença.

Pessoas que vivem com HIV e AIDS precisam de cuidados especiais com a alimentação, pensando nisso  preparamos uma cartilha com dicas simples e importantes para o seu dia-a- dia.

Roda de Conversa sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCS

Sabe-se que as Plantas Alimentícias não Convencionais representam um grupo de hortaliças rústicas, que desenvolvem-se bem em pequenos espaços, sem necessidade de uso de agrotóxico, que tinham seu consumo habitual dentro das organizações familiares e que foi se perdendo com a modernização da indústria e agricultura.

Deste modo, o resgate ao consumo destas hortaliças, valoriza a cultura e conhecimento regional, permite o acesso de alimentos orgânicos, de baixo custo e alto valor nutricional, garante a segurança alimentar e nutricional da população e promove alimentação saudável.

As Secretarias de Saúde e de Urbanismo e Sustentabilidade, realizam uma atividade em parceria, com periodicidade mensal, denominada Roda de Conversa sobre PANCS, no auditório da Casa do Café, Parque da Cidade, das 8:30h às 11h.

Cada encontro aborda uma PANC específica, apresentando seu valor nutricional, modo de consumo e cultivo. Ocorrem visita à horta para visualização dos canteiros de PANC, degustação da PANC in natura e em preparações, bem como distribuição de mudas.

Esta atividade é aberta, destina-se aos funcionários das UBS envolvidos com o Projeto de Hortas Comunitárias, aos pacientes voluntários da Horta e à população em geral.

O Projeto de Hortas Comunitárias, atualmente, ocorre em cerca de 60% das UBS. Verifique com seu gerente qual UBS mais próxima da sua residência e participe!

Cronograma das Rodas de Conversa sobre PANCS para o ano de 2019:

12/04/2019 (Beldroega, Caruru e Major Gomes)

17/05/2019 (Ora pro nobis, Malvavisco e Pimenta Rosa)

14/06/2019 (Feijão Guandu, Nirá e Coentro do Norte)

16/08/2019 (Açafrão da terra e Taioba)

13/09/2019 (Almeirão Roxo, Cará Moela)

11/10/2019 (vinagreira e outras flores comestíveis)

08/11/2019 (Bertalha)

13/12/2019 (Serralha e Dente de Leão)

As plantas poderão sofrer alterações devido à sazonalidade.