Nutrição

Alimentação saudável e prevenção de doenças crônicas

O Programa de Nutrição, criado em 2006, tem como objetivo principal a promoção da alimentação saudável e prevenção de doenças crônicas, por meio de ações educativas e de assistência.

Dentre as ações de assistência, encontram-se as consultas com nutricionista, que ocorrem em 12 UBS, de acordo com encaminhamento clínico e, as visitas domiciliares para pacientes acamados.

Grupos de educação nutricional são de livre acesso, não necessitam de encaminhamento e, são realizados semanalmente nas UBS que têm nutricionista: Alto da Ponte, Campo dos Alemães, Centro II, Centro I, Jardim Oriente, Jardim Satélite, Paraíso do Sol, Residencial União, Telespark, Tesouro, Vila Nair e Vista Verde.

Objetivo

É um programa educativo, com objetivo de prevenir doenças crônicas de origem na nutrição (obesidade, hipertensão, dislipidemias, diabetes tipo 2 e carências nutricionais, assim como auxiliar no tratamento dos indivíduos que já apresentam estas complicações.

Onde encontrar

Na Unidade Básica de Saúde de abrangência.

Como utilizar

O programa ocorre por meio dos grupos de educação em saúde desenvolvidos pelas unidades, como os de caminhada, hipertensão e diabetes, puericultura.

Cartilhas

Muito se comenta sobre colesterol. Colesterol ruim, colesterol bom, dizem que ele traz problemas para o coração, que não se deve comer isso ou aquilo, mas você sabe de verdade o que é o colesterol e qual a influência dele na sua saúde? Leia a cartilha do colesterol e saiba como se prevenir.

Leia a cartilha do câncer e conheça os dez passos para previnir esta doença.

Pessoas que vivem com HIV e AIDS precisam de cuidados especiais com a alimentação, pensando nisso  preparamos uma cartilha com dicas simples e importantes para o seu dia-a- dia.