Estratégia Saúde da Família

Modelo assistencial da Atenção Básica

O que é:

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais em um território ligado e desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realidade local e das necessidades de sua população.

Cada equipe do ESF é composta por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e quatro a seis agentes comunitários de saúde, e é responsável por 3 mil a 4 mil pessoas. A realização de visitas domiciliares, reuniões e grupos educativos são algumas das atividades realizadas pelas equipes, além das ações rotineiras da UBS.

 

Como funciona

A ESF busca favorecer a aproximação da unidade de saúde das famílias, promover o acesso aos serviços, possibilitar o estabelecimento de vínculos entre a equipe e os usuários, a continuidade do cuidado e aumentar a capacidade de resolutividade dos problemas de saúde mais comuns com ações que englobam a assistência, a promoção à saúde e a prevenção de doenças, produzindo maior impacto na situação de saúde local.

O trabalho é realizado pelas equipes de saúde da família que atuam na Unidade Básica de Saúde e em sua área de abrangência, considerando não só o indivíduo, mas o contexto familiar e a realidade do território em que vive.

 

Onde

Atualmente são 44 equipes da ESF espalhadas pelas UBS’s da cidade:

- Buquirinha (três equipes),

- Bonsucesso (uma equipe)

- São Francisco Xavier (duas equipes)

- Vila Paiva (três equipes)

- Alto da Ponte (quatro equipes)

- Altos de Santana (três equipes)

- Limoeiro (uma equipe)

- Interlagos (três equipes)

- Putim (quatro equipes)

- Eugênio de Melo (seis equipes)

- Jardim São José II (duas equipes)

- Campos de S José (quatro equipes)

- Parque Novo Horizonte (oito equipes, sendo cinco na UBS e três nas “Unidades Avançadas” do Majestic, Primavera e Santa Hermínia).