Controle de Zoonoses

Prevenção de doenças transmitidas por animais

Objetivo

O Centro de Controle de Zoonoses é uma unidade de saúde pública tem como objetivo prevenir e controlar as zoonoses - doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e os seres humanos - zoonoses, doenças transmitidas por vetores e os agravos produzidos por animais peçonhentos e controle de animais incômodos.

Dentre as zoonoses de importância para a Saúde Pública e incidentes em áreas urbanas destacam-se a raiva, leptospirose, tuberculose, brucelose, toxoplasmose, entre outros.

As doenças transmitidas por vetores dependem de um animal invertebrado que transfere de forma ativa um agente etiológico (bactéria, vírus, protozoário) de um animal, inclusive o ser humano para outro. As principais doenças transmitidas por vetores são a dengue, febre amarela, malária, leishmaniose, doença de chagas e doenças transmitidas por carrapatos.

 

 

Atividades do CCZ

• Controle da Raiva

• Controle populacional de cães e gatos

• Campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos

• Controle de animais agressores

• Pesquisa de vírus rábico (exames laboratoriais)

Controle da Dengue

Ações de controle do vetor com vistorias de rotina, mutirões, recolhimento de criadouros, controle químico, ações educativas, visando eliminar criadouros e mosquitos e conscientizar a população de acordo com os cuidados necessários para combater a doença.

Controle de agravos produzidos por animais peçonhentos e animais incômodos.

Atendimento zoo-sanitário com avaliação da situação e orientação quanto as medidas de prevenção à instalação e proliferação de pombos, caramujos, carrapatos, escorpiões, cobras, aranhas e morcegos.

Informações

Telefone
(12) 3931-2292
(12) 3934-4923

Expediente
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 (visitação do canil a partir das 9h)

Endereço
Rua George Willians, 581, Parque Industrial