A Prefeitura de São José dos Campos recomenda o uso de máscara desde o dia 15 de abril, quando é emitida uma nota técnica sobre o assunto.

A partir do dia 7 de maio (quinta-feira), é obrigatório o uso de máscaras em todo o estado de São Paulo.

Seguindo as orientações do Estado, uma prefeitura decretou o uso obrigatório de máscara de uso do Decreto Municipal n 18.513, de 6 de maio de 2020.

Sobre o uso de máscaras  

Estudos recentes demonstram que o uso de qualquer tipo de máscara - mesmo feito em casa - associado à lavagem de mãos e medidas de prevenção de ameaças pode aumentar a proteção contra um covid-19. Ela serve como barreira parcial contra a transmissão do SARS-CoV-2, impedindo a disseminação pelo contato com gotículas infectadas.

Só o uso exclusivo de máscara não impede a infecção, podendo até dar a falsa sensação de segurança, com negligência de outras formas de proteção. As principais maneiras de prevenção continuam sendo higienização frequente das mãos e superfícies, etiqueta de tosse, distanciamento, restrição e isolamento social, devendo ser potencializadas e não substituídas.

É importante ressaltar que a máscara cirúrgica ou N95/PFF2 só deve ser usada por profissionais de saúde durante os procedimentos médicos. Esses produtos estão em escassez mundial e são fundamentais para garantir o atendimento aos pacientes nos hospitais.

  

×