Notas à imprensa

Avisos encaminhados à imprensa

Nota à Imprensa

A partir desta terça-feira (24), a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de São José dos Campos passará a divulgar em seu boletim diário do covid-19 somente o número de notificações de pacientes suspeitos e positivos internados graves ou críticos, além dos óbitos (se houver).

A medida vem ao encontro à resolução SS 28, de 17 de março de 2020, publicada pelo Governo do Estado, que estabelece que os exames laboratoriais visando o diagnóstico do vírus serão solicitados somente para este grupo, além de profissionais de saúde que apresentam síndrome gripal compatível com o novo coronavírus.

De acordo com a resolução, essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.

Serão excluídos desta listagem os casos descartados e os suspeitos com síndrome gripal sem internação ou gravidade.

Os pacientes assintomáticos ou com síndrome gripal leve e que forem orientados pelos serviços de saúde a ficar em isolamento domiciliar não serão submetidos ao teste diagnóstico para confirmação da doença.

Notícias falsas

A Prefeitura informa que até o momento (22/3, às 15h) não há mortes por coronavirus em São José dos Campos. As informações que têm sido veiculadas em redes sociais são mentirosas (fake news) e só servem para atrapalhar o enfrentamento desta pandemia, que é grave e requer a participação responsável de toda a população. Reiteramos aos veículos de comunicação nosso compromisso de ser o mais transparente possível neste momento e reforçamos que todas as informações estarão disponíveis no site da Prefeitura, no link abaixo.
Um novo boletim sobre os casos suspeitos ou confirmados da doença será divulgado hoje (22) por volta de 16h.

Nota à imprensa - 18/3 (19h07)

São José dos Campos registrou no início da noite desta quarta-feira (18) o segundo caso positivo de coronavírus. Trata-se de um homem de 61 anos, com viagem recente à Inglaterra, que está internado no hospital Vivalle desde o dia 14/03. Segundo o hospital, seu estado de saúde é estável e não apresenta gravidade.

Neste caso, como o exame foi feito por um laboratório credenciado, não há necessidade de contraprova.

O primeiro caso, uma mulher de 21 anos, testou positivo e encontra-se em isolamento domiciliar. A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura agora aguarda o resultado da contraprova, que deverá sair nos próximos dias.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (18) pela Secretaria de Saúde, São José dos Campos tem 46 notificações, com 2 casos positivos (1 aguardando contraprova), 29 suspeitos e 15 descartados.