Residência Médica

Residência Médica

Informações sobre público-alvo, objetivo e ingresso

Uma unidade hospitalar cuja vocação científico-acadêmica faz despontar profissionais do mais alto nível técnico disputados por um mercado cada vez mais exigente e especializado. Assim pode ser definido o setor de pós-graduação do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence.

 

Tradição

A tradição do fomento em pesquisa científica no universo acadêmico teve início na década de 80 com a criação do Centro de Controle de Intoxicações (CCI), e a partir dele foram criados os primeiros estágios para estudantes de medicina. Desde então, 103 residentes já receberam títulos de pós-graduação 12 especialidades médicas. Atualmente, o Hospital Municipal possui 69 médicos residentes cursando especialização.

A residência médica é uma forma de pós-graduação na qual o médico já formado se especializa em alguma área da medicina, além de oferecer suporte técnico e prático no cotidiano de trabalho, tem como objetivo incentivar e fomentar a pesquisa científica desses profissionais no universo acadêmico. No Brasil, são oferecidas apenas 500 vagas por ano na área.

A proximidade na relação aluno-hospital, seja pela oportunidade de desenvolvimento do potencial humano, seja pela criação de um ambiente de amizade entre aluno e professor reflete em benefícios para o objetivo único da assistência que é o paciente, pois esta relação cria laços sinceros e estabelece vínculos que fortalecem a condição física e mental daqueles que se recuperam.

Em 2010, o Hospital Municipal recebeu o credenciamento junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) para implantação de 06 novas residências médicas (especialidades) nas áreas de UTI Neonatal, UTI Adulto e UTI Pediátrica, que iniciam em 2011, e Neurologia, Ortopedia, Medicina da Família, além da ampliação do número de vagas para as especialidades de Pediatria, disponível desde 1999 e Anestesiologia, desde 2005.

A quem se destina
Médicos sem vínculo empregatício com a Prefeitura.

 

Objetivo

Programa de aperfeiçoamento em serviço de médicos nas áreas de pediatria, clínica médica, cirurgia geral e anestesia, com duração de dois anos.

 

Onde encontrar

Hospital Municipal.

 

Como utilizar

O ingresso é feito por concurso, seguindo os parâmetros da Comissão Nacional de Residência.

×